4G

4G é a quarta geração de telemóveis, uma nova tecnologia que aumenta as potencialidades da banda larga móvel, tornando-a assim muito mais veloz e eficaz.

A velocidade de download varia entre 100 Mbps e 150 Mbps. Em Portugal a TMN foi a primeira operadora a demonstrar esta funcionalidade em parceria com a Nokia Siemens Networks.

O termo exacto para o 4G é Long Term Evolution (LTE) permite aos utilizadores usufruírem de serviços que requerem uma elevada capacidade de transmissão, nomeadamente a difusão de TV via Internet, jogos online, vídeo-chamadas, suporta TV em HD, entre outros, com maior eficiência.

A TMN tem parceria com outros fornecedores de tecnologia, Nokia, Ericsson, Huawey, ZTE, Alcatel, Motorola e Cisco, para além da Nokia Siemens Networks (que disponibilizou o primeiro equipamento para demonstração pública).

O LTE foi a tecnologia da quarta geração escolhida pela Europa. A Verizon Wireless e a AT&T Mobility estão a ser desenvolvidos nos EUA. A pioneira na disponibilização comercial dos serviços suportados pelo LTE foi a TeliaSonera em Estocolmo e Oslo.

Atualizado em 11/07/2012