5 Cerimónias Para Finalistas a Não Perder

Por:

Se é finalista de curso universitário não perca estas 5 cerimónias. Esta é a sua última oportunidade.

Bênção das Pastas

A Bênção das Pastas, também conhecida como Bênção das Fitas e Bênção dos Finalistas é uma celebração com muito significado para o finalista, que reúne até a família do estudante e os seus amigos. 
O objetivo deste ritual é celebrar o final do curso e abençoar o futuro profissional do finalista, pela celebração de uma missa.

A colocação das fitas na pasta de finalista é feita seguindo-se alguns critérios. À Bênção das Pastas precede-se a Imposição de Insígnias. A cerimónia das Bênção das Pastas marca o início da Queima das Fitas.  

Cortejo

O cortejo académico é um dos momentos altos da semana académica. Neste cortejo os estudantes desfilam pelas ruas da cidade e os finalistas levam as suas cartolas, bengalas e as suas pastas com as respetivas cores do curso, onde se escrevem as dedicatórias dos familiares e amigos.

Serenata

A serenata é o evento que inicia a semana académica, da Queima das Fitas. Esta cerimónia atrai muitas pessoas, e um finalista que nunca tenha assistido a uma serenata não deve perder a oportunidade de assistir a uma ainda como estudante, para lhe dar mais significado.

Baile de Finalistas

Este baile de gala é um evento nobre da semana académica, que simboliza o final da vida académica dos estudantes. Nele se realizam algumas atividades representativas do fim do trajeto académico. Veja o que vestir no baile de finalistas.

Noites da Semana Académica

As semanas académicas espalham-se por todo o país, por onde houver instituições de ensino superior. A última semana académica do finalista pode deixar-lhe uma lágrima de olho, de saudosismo. Esta semana engloba as cerimónias anteriores e oferece ainda concertos e muita animação à noite, nas barraquinhas de cursos.

Atualizado em 08/05/2015