Animais Mais Perigosos do Mundo

Na lista dos animais mais perigosos do mundo existe de tudo. Dos animais mais imponentes aos mais pequenos, dos mamíferos aos anfíbios, dos mais conhecidos até aos mais surpreendentes.

Ainda que os animais mais perigosos do mundo sejam diferentes em muitos aspetos, todos eles são igualmente mortais e temidos, um pouco por todo o mundo.

Os 10 Animais Mais Perigosos do Mundo

Urso Polar

Urso Polar - Animais Mais Perigosos do Mundo

Ao contrário da maioria dos predadores, não existem grandes formas de assustar ou afastar um urso polar, já que este grande carnívoro não tem qualquer medo de humanos. Na verdade, os ursos polares parecem não ter medo de nada, pois não têm predadores naturais e são capazes de atacar qualquer animal que se traduza num pedaço de carne. Ainda assim, os humanos não são as suas principais vítimas, atacando apenas quando ameaçados no seu próprio território.

Sapo Azul

Sapo Azul - Animais Mais Perigosos do Mundo

O sapo azul é capaz de produzir as toxinas mais potentes de todo o reino animal. Os índios usavam as suas toxinas para envenenar a ponta dos dardos e das flechas, para as caçadas, o que lhe valeu o nome de poison dart frog. As suas cores vivas, que podem ir do vermelho ao azul, são indicadores do seu perigo, ainda que aos nossos olhos sejam altamente atrativos. Convém dizer que a quantidade de veneno existente num único sapo, e que se encontra à superfície da pele, é suficiente para matar até 10 pessoas.

Cobra Asiática

Cobra Asiática - Animais Mais Perigosos do Mundo

O perigo do veneno de cobra é sobejamente conhecido, existindo mais de 450 espécies altamente venenosas. Ainda que não seja a mais venenosa de todas, a cobra asiática, também conhecida por Naja, é responsável pela grande maioria das 50 mil mortes que acontecem todos os anos, na sequência de picadas de cobras. O feito vale-lhe um lugar cimeiro na lista das cobras mais temidas e letais.

Leão Africano

Leão Africano - Animais Mais Perigosos do Mundo

Munido de armas tão poderosas quanto garras e dentes afiados, aliados a uma velocidade estonteante, o “rei da selva” encontra-se no topo da cadeia alimentar, sendo exímio da arte de perseguir e desmembrar as suas presas. Ainda que passe 20 horas por dia em repouso, nas restantes, será preciso ter o maior cuidado com estes felinos gigantes. Anualmente, o leão africano é responsável pela morte de cerca de 1000 pessoas, que insistem em invadir o seu habitat.

Elefante

Elefante - Animais Mais Perigosos do Mundo

Mesmo sendo o maior mamífero do mundo, o elefante é visto como um animal amigável e pacato, que atrai a simpatia da maior parte da população mundial. Na verdade, o elefante pode ser tudo isso, exceto quando vive ataques de fúria e de verdadeira raiva. Ainda que esses episódios sejam raros, são sempre graves e com consequências trágicas. Responsáveis por cerca de 500 mortes anuais, estes animais são capazes de destruir aldeias inteiras, durante os episódios mais agressivos.

Mosquito

Mosquito - Animais Mais Perigosos do Mundo

Aparentemente inofensivo e desfasado da restante lista, o mosquito, apesar de tão pequeno, é o animal mais mortal de todos. Anualmente, os mosquitos são responsáveis por transmitir várias doenças, entre as quais a malária, a cerca de 700 milhões de pessoas. Dos infetados, aproximadamente 3 milhões acabam por morrer, todos os anos, na sequência das pragas de mosquitos.

Grande Tubarão Branco

Tubarão Branco - Animais Mais Perigosos do Mundo

Após o filme “Tubarão”, este animal solidificou definitivamente a sua reputação de assassino. Capazes de sentir à distância o sangue na água, é o que basta para estes tubarões ficarem com ânsias de atacar. Inebriado pelo sangue, o tubarão branco será capaz de atacar tudo o que lhe aparecer pela frente, sempre em busca de alimento. Chegando a medir quase 8 metros e a pesar cerca de 2 toneladas, este tubarão ataca tudo o que se movimentar na água.

Crocodilo

Crocodilo - Animais Mais Perigosos do Mundo

Medindo até 7 metros de comprimento, os crocodilos são predadores hábeis. Com especial destaque para os crocodilos de água salgada, estes animais são capazes de atacar até os animais mais imponentes, como búfalos ou mesmo tubarões. Este animal é tão exímio na arte de matar, que chega a fazer uso de uma técnica própria. Conhecida como “rolo da morte”, através deste método, o crocodilo alcança a sua presa, fazendo-a girar sucessivamente, até que esta se afogue.

Cape Buffalo

Cape Buffalo - Animais Mais Perigosos do Mundo

Esta espécie de búfalo africano é a maior e mais imponente, até ao nível dos chifres. Ver um destes búfalos a correr numa manada, nunca poderá ser bom sinal, sendo que estes poderosos animais são conhecidos pelo temperamento intempestivo e pela natureza imprevisível. Não é por acaso que, em África, esta espécie, que ataca em manada, é denominada de “morte negra”, região onde o búfalo é responsável por mais mortes que qualquer outro animal.

Hipopótamo

Hipopótamo - Animais Mais Perigosos do Mundo

Extremamente territorial, o hipopótamo é um dos animais mais temidos, especialmente no continente africano. Ainda que seja um animal herbívoro, facilmente o hipopótamo faz uso do seu porte imponente e da sua boca, que abre até 4 metros, para atacar qualquer outra espécie. Movendo-se em terra e água, o hipopótamo ataca por questões territoriais, tornando-se altamente agressivo e mortal.

Fotos de Valerie, Valerie, Ian Sane, Arno Meintjes, Pandiyan V, Ross Pollack, Arno Meintjes, Gopal Venkatesan e Hermanus Backpackers
Atualizado em 30/11/2012