Aumentar a Velocidade do PC

Existem várias formas de aumentar a velocidade do PC, fazendo-o trabalhar mais eficazmente. Para um melhor desempenho do seu computador, pode seguir algumas destas sugestões. Elas contêm indicações para utilizadores de Windows 7, mas são válidas para outros sistemas.

Desinstalar programas desnecessários

Usou um programa uma vez e não precisa mais dele? Instalou um jogo mas não gostou do mesmo? Tem algum programa pré-instalado no PC que não utilize? Se sim, está na hora de os apagar do computador, pois manter este software torna-o mais lento.

  • Visite o Painel de Controlo e em Programas desinstale os que já não considera necessários.

Limpar o disco rígido

Os arquivos desnecessários no disco rígido podem tornar o computador mais lento. Proceda a uma limpeza do disco para eliminar arquivos temporários desnecessários.

  • Clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa escreva Limpeza do Disco. Na lista de resultados, clique em Limpeza do Disco. Selecione os tipos de ficheiro que pretende eliminar.

Pode ainda desfragmentar o disco (igualmente Iniciar > Desfragmentador de disco) e guardar os seus dados num disco externo, pen ou dvd, para libertar espaço em disco.

Executar menos programas em simultâneo

Equacione se precisa mesmo de manter todos os programas abertos em simultâneo. Não deixe tantas janelas abertas ao mesmo tempo e certifique-se de que tem apenas um programa antivírus a funcionar.

Não é recomendável, mas pode desligar a proteção antivírus contínua e fazer apenas limpezas pontuais para aumentar a velocidade do computador. Deve sempre verificar se existem vírus e spyware, já que estes atrapalham o desempenho do PC.

Menos programas no arranque

Muitos programas são iniciados automaticamente com o arranque do Windows, em segundo plano, sem serem detetados. Decida quais os que deseja que sejam executados durante o arranque.

  • Para gerir os programas que são executados durante o arranque vá ao botão Iniciar > Painel de Controlo > em Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Configuração do Sistema (duplo clique).

Veja os ícones dos programas na área de notificação da barra de tarefas e averigue se estão em execução programas indesejados.

Menor aparato visual

Pode tornar o sistema operativo mais rápido se desativar alguns dos seus efeitos visuais. Para ajustar os efeitos visuais:

  • Vá ao botão Iniciar > Painel de Controlo. Na caixa de pesquisa, digite Informações e Ferramentas de Desempenho e, na lista de resultados, clique nesse resultado. Clique em Ajustar efeitos visuais e em Efeitos Visuais, escolha Ajustar para o melhor desempenho ou personalize as opções a seu gosto.

Use ainda temas leves no ambiente de trabalho do Windows (principalmente em XP) e não o encha de informações.

Programas

Alguns programas gratuitos prometem aumentar a velocidade do computador. O PC Accelerate, por exemplo, estabelece prioridades de processamento entre os programas utilizados, direcionando o processamento do computador à operação realizada.

Já o ReadyBoost usa o espaço de armazenamento da maioria das unidades flash USB e cartões de memória flash (de preferência com pelo menos 1gb de espaço disponível) para aumentar a velocidade de processamento.

Limpar o histórico e a cache

Para aumentar a velocidade da navegação na Internet pode apagar o histórico e limpar a cache.

Instalar nova memória

Até agora vimos formas grátis de aumentar a velocidade do PC, mas uma bastante eficaz passa por comprar uma nova memória RAM, de maior capacidade para o seu computador (ou então adicionar uma extra, se o PC permitir).

Em todo o caso é importante limpar o PC regularmente e em situações de lentidão extrema recomenda-se proceder a uma formatação do computador.

Atualizado em 10/05/2013