Como Aquecer a Casa Sem Gastar Muito Dinheiro

Por:

Durante os meses mais frios do ano a procura por formas de aquecimento da casa aumenta. No entanto, o dilema está em conseguir aquecer a casa sem gastar muito dinheiro, de forma a rentabilizar o investimento efetuado no equipamento de climatização.

Equipamento para aquecer a casa

Um dos principais problemas das habitações em Portugal é a falta de aquecimento e as falhas ao nível da construção e isolamento.

Em consequência, é necessário fazer um grande investimento para conseguir aquecer a casa, seja na instalação de equipamento de climatização como ar condicionado, aquecimento central, recuperador de calor ou bomba de calor.

Existem formas mais baratas de aquecimento, mas que em contrapartida aquecem apenas uma determinada zona da casa e, em alguns casos, podem fazer mais ruído ou produzir fumo ou sujidade, nomeadamente salamandras, lareiras, aquecedores a gás ou ventiladores.

Poupar na conta de eletricidade ou gás

Para conseguir poupar na conta de eletricidade ou gás, deve isolar de maneira eficaz a casa, de forma a evitar os desperdícios energéticos e aumentar a eficiência energética dos equipamentos que tem ao seu dispor.

Da mesma forma deve rentabilizar os recursos energéticos naturais, como por exemplo, aproveitar ao máximo a luz solar para aquecer a casa.

Como isolar a casa

Portas e janelas

  • Abra persianas e cortinas durante o dia para permitir a entrada do máximo de luz nas divisões. Ao final do dia, quando a luz diminuir, feche as persianas.
  • Verifique o isolamento das janelas e, se necessário, coloque barras de isolamento ou tiras de calafetagem para prevenir a entrada de frio e saída de calor na divisão.
  • Isole as portas exteriores, instalando réguas veda portas na parte inferior das portas.

Ventilação

  • No inverno, a ventilação da habitação é essencial. Aproveite os dias de sol e de pouca humidade, para abrir as janelas e ventilar bem todas as divisões.

Radiadores

  • Rentabilize o calor produzido pelos radiadores elétricos ou de aquecimento central, colocando uma película refletora de calor entre o radiador e a parede, de forma a evitar os desperdícios de calor.

Feche as divisões que estão vazias

  • Feche as divisões que estão vazias ou às quais não acede com frequência (ex:sotão, cave, despensa).

Coloque tapetes no pavimento

  • Coloque tapetes no chão, especialmente no quarto e sala. O conforto proporcionado por esta mudança será evidente.
Atualizado em 04/12/2013