Como Carregar a Bateria do Carro

Por:

Antes de chamar o reboque equacione um destes métodos para carregar a bateria do seu carro.

Com cabos de ligação

Se tiver uns cabos de bateria na mala, pode pedir a um condutor que esteja nas proximidades para tentar reiniciar o seu motor através de uma descarga elétrica carro a carro (ou então pode ligar a um amigo e pedir a sua ajuda). Certifique-se que a sua bateria está limpa e intacta, sem fugas, assim como os cabos, e que há uma boa ventilação no local. De preferência deve utilizar óculos de proteção e luvas antes de tocar na bateria.

  • Peça para que estacionem o carro que funciona perto do seu (mas sem tocarem um no outro), para conseguir ligar os cabos bateria a bateria. Desactive todos os elementos electrónicos e ambas as ignições.
  • Ligue uma das pontas do cabo vermelho ao terminal positivo (+) da bateria morta.
  • Ligue a outra ponta do cabo vermelho ao terminal positivo do carro que funciona.
  • Coloque uma ponta do cabo preto no terminal negativo (-) do carro que funciona.
  • Coloque a outra ponta do cabo preto numa superfície metálica limpa do carro parado (sem tinta ou sinais de corrosão). Pode ser no motor. Evite é sempre o outro terminal negativo pois podem ocorrer faíscas ou uma explosão.
  • Ligue o carro que funciona durante alguns minutos para carregar a bateria do seu carro. Depois tente iniciar o seu. Quando o seu carro ligar, retire os cabos na ordem inversa.
  • Deixe o motor funcionar durante meia hora antes de desligar o carro.

Com o andamento

Se o seu carro tem transmissão manual pode começar por empurrar o carro (se estiver numa descida) ou pedir a alguém para empurrar, se deseja ressuscitar a bateria. Coloque o carro na segunda mudança para não desgastar a embraiagem, a chave na posição ligado e solte a embraiagem, carregando rapidamente no acelerador quando o carro estiver a rodar.

Agora que o motor pegou, conduza por meia hora para a bateria carregar com o andamento (os automóveis possuem um alternador que produz eletricidade enquanto o carro está em andamento).

Desligue o equipamento elétrico que não precisa (como o rádio, ou as luzes se for de dia) para conservar e direcionar a energia para a bateria.

Com o carregador de bateria

Se o seu carro ficou sem bateria em casa pode usar um carregador de bateria, que se encontra à venda em hipermercados. Estes ligam-se a uma tomada doméstica normal e carregam a bateria com o passar do tempo. Os carregadores de bateria podem recarregar a diferentes ritmos, sendo o método mais eficaz para carregar uma bateria automóvel.

Em todo o caso mantenha-se atento aos níveis de água da sua bateria (deve encher com água destilada até cobrir as placas da bateria se a sua bateria é do tipo não selada) e faça uma visita a uma garagem para testar o estado da sua bateria.

Razões para a bateria não pegar

  • Não ligar o carro por longos períodos de tempo.
  • Deixar o carro estacionado no exterior, com temperaturas muito baixas.
  • Com o motor desligado, usar por bastante tempo equipamentos elétricos como as luzes e o rádio.
  • A longevidade da bateria ter chegado ao fim.
Atualizado em 29/05/2013