Como Corrigir Tiques Nervosos

Tiques nervosos nos olhos. Tiques nervosos no pescoço. Tiques nervosos na boca. Existem tiques nervosos em várias partes do corpo, sendo difícil encontrar um tratamento ou uma cura. Os tiques nervosos são comuns na infância, arrastando-se até à adolescência. Para corrigir tiques nervosos, ficam de seguida algumas dicas essenciais.

Descontrair

Na maior parte dos casos, os tiques nervosos aparecem e desaparecem de forma espontânea, não sendo possível controlar os mesmos. Uma forma de tentar corrigir os tiques é mesmo descontrair, ceder a eles e não pensar neles, até que o organismo deixe de os efetuar. Criar um ambiente de tranquilidade é fulcral.

Analisar problema

Os tiques nervosos podem ser indícios de stress, de descontrolo emocional e de esgotamento. Convém fazer uma autoanálise e descobrir o que está a gerar impaciência, para conseguir colmatar essa deficiência. Se reparar que está a trabalhar muito, um tratamento é simplesmente abrandar o ritmo de trabalho.

Vida saudável

Para eliminar os tiques é importante manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação saudável e com a prática de desporto e de atividades de lazer relaxantes. É importante também manter os horários de deitar e de acordar. As rotinas podem ajudar a estabilizar a quantidade dos tiques nervosos.

Apoio médico

Consultar um especialista é importante para descobrir a melhor forma de tratar o problema e para conhecer a verdadeira gravidade da situação.

Conversar

Outra forma de combater os tiques nervosos é conversar com pessoas amigas ou com quem sofre do mesmo mal. Não só estará a aliviar o fardo, como estará a encontrar apoio no seu problema. Quanto mais se envolver com outras pessoas, mais a tendência a ter tiques diminui.

Se tem o tique nervoso de roer as unhas, por exemplo, veja como deixar de roer as unhas.

Publicado em 13/10/2015