Como Editar um Livro em Portugal

Se escreveu um livro tem os nossos parabéns. Agora está na hora de o partilhar ao mundo. Pode optar por editar o seu livro online, em formato digital, ou editar o seu livro em papel, à moda antiga.

Editar um livro online

Para editar um livro online é preciso aceder a sites que permitem a publicação de eBooks como por exemplo:

Nestes sites é preciso fazer upload da obra, desenhar ou escolher uma capa, formatar o livro, entre outras opções. Isto é feito gratuitamente ou de forma paga, se o autor quiser serviços mais avançados como a promoção do livro, a revisão da obra e o aconselhamento editorial.

Após a publicação, o livro fica logo disponível nas várias lojas online com as quais os sites têm parcerias estabelecidas. Na escolha do site a publicar o seu livro online deve ter em conta este aspeto das lojas online onde a obra ficará depois disponível.
Estes sites permitem também a publicação da obra em papel, cabendo sempre a decisão ao escritor.

Editar um livro em papel

Como editar um livro em Portugal não é muito diferente do processo de edição no estrangeiro. O escritor deve fazer uma lista das editoras nas quais a sua obra se pode enquadrar e enviar o seu manuscrito digital para os contactos eletrónicos disponibilizados por essas editoras.

A ideia é simples mas na verdade de difícil concretização. As editoras demoram meses (ou mesmo anos) a responder (quando respondem) e as respostas são geralmente negativas, pois elas só se disponibilizam a editar autores já consagrados.  

A solução para este problema está na edição de autor ou no contacto com editoras/chancelas que publicam livros consoante um determinado pagamento. Grandes nomes da escrita como Miguel Torga, Marcel Proust e André Gide já recorreram à auto publicação, por isso não tenha vergonha de utilizar este modo de edição. O poeta E. E. Cummings, por exemplo, usava o dinheiro que a mãe lhe dava para publicar os seus livros.

O escritor ou leva o seu livro pronto a uma gráfica ou então recorre à ajuda das editoras/chancelas que fazem o trabalho por ele, por determinado preço. Estas têm a vantagem da divulgação, com sessões de apresentação e da colocação em livrarias e espaços comerciais com os quais têm contactos já estabelecidos.

Alguns exemplos de editoras que prestam este serviço são:

Os contratos propostos ao escritor variam, devendo o autor ler bem todas as alíneas e escolher a melhor editora para si. Os direitos de autor são normalmente de 10%. 

Atualizado em 01/08/2014