Como Enfrentar o Trauma da Morte de uma Mãe

Por: Paulo Cabral

Nunca é fácil dizer adeus a uma pessoa importante nas nossas vidas. Quando temos que lidar com a morte de uma mãe, a pessoa que é a razão de estarmos vivos, a dor pode ser avassaladora.

Simples palavras certamente não são suficientes, mas podem ajudá-lo a encontrar formas de enfrentar esta situação drástica.

Permita-se estar triste

Muitas pessoas tentam seguir em frente demasiadamente rápido. Estar triste depois de uma perda tão grande é absolutamente normal. Muitas vezes, passar a imagem de força exterior pode ter consequências graves a longo prazo. Cada pessoa tem o seu próprio ritmo de recuperação, por isso não se apresse e esteja em luto o tempo que for necessário.

O melhor para si

Pense que a sua mãe ia querer o melhor para si. Certamente ela não ia querer que passe o resto da vida em luto e triste. Continue vivendo em busca da felicidade e com o objetivo de honrar a memória da sua mãe.

Mantenha recordações

Algumas feridas deixam cicatrizes que nunca desaparecem. O passar do tempo ajuda a amenizar a dor, mas não traz a pessoa de volta. É importante manter a memória da pessoa querida viva, através de vídeos e fotografias, recordando o amor dessa pessoa de forma saudável e certificando-se que essa pessoa sempre terá um lugar no seu coração. No entanto, tente encontrar o equilíbrio, sem exagerar, para não ficar preso no passado.

Cuide de si mesmo

Um evento traumático como a morte de uma mãe pode ter consequências graves tanto a nível físico como psicológico. Nessas alturas, é importante saber tomar atitudes que facilitem a sua recuperação a todos os níveis. Não descuide a alimentação e descanse o suficiente, tentando regressar à rotina e horários habituais. Tenha paciência consigo mesmo, deixando para trás a auto-crítica.

Escreva um diário

Alguns especialistas recomendam que pessoas mantenham um diário, escrevendo nele no máximo 15 minutos por dia. Escrever sobre como imagina que a sua vida estará depois de um ano da perda pode ajudá-lo a lidar com a dor.

Procure ajuda

Evite enfrentar esta situação sozinho. É muito importante estar acompanhado por pessoas que gostam de si, mantendo relacionamentos positivos. Saia do isolamento e procure a companhia de amigos e familiares. Por vezes é importante desabafar com pessoas que passaram pela mesma situação que você, porque elas provavelmente compreendem a sua dor. Em alguns casos pessoas encontram alívio com através da ajuda de um psicólogo ou de um líder religioso.

Atualizado em 22/01/2014