Como Escolher o Perfume

Por:

Para saber como escolher o perfume ideal, não existem fórmulas mágicas, mas existem alguns truques que lhe irão facilitar a tarefa. Perante centenas de ofertas, conseguir encontrar o perfume que traduz a sua essência e personalidade pode ser bastante confuso.

Dicas para Escolher o Perfume Ideal

  • A manhã é a altura do dia ideal para experimentar novos perfumes. Durante as primeiras horas do dia, o olfato está mais apurado e liberto da poluição.
  • No caso das grávidas, a escolha de perfumes deve ser evitada, já que, devido às inúmeras alterações hormonais a que o corpo está sujeito, o olfato estará bastante afetado.
  • Não caia no erro de escolher um perfume, apenas porque cheira lindamente na sua melhor amiga. Os cheiros diferem de pessoa para pessoa e, o mesmo perfume, resultará de formas distintas. Isto porque, quando aplicado na pele, o perfume desencadeia uma reação química entre a transpiração, as moléculas aromáticas, a oleosidade e o Ph da pele, ganhando uma identidade única.
  • Na loja, na hora de experimentar, comece por borrifar nas tiras de papel os aromas que mais lhe despertaram o interesse. Evite repetir o processo com demasiados perfumes, pois isso irá deixá-la confusa.
  • Limite a seleção apenas às três tiras de papel de que mais gostou. E como o cheiro de um perfume no papel é totalmente diferente daquele que obterá na pele, nunca compre sem antes testar em si. Aplique os três perfumes finalistas, nos pulsos e nas costas da mão.
  • Ao aplicar na pele, não esfregue o perfume, pois estará a alterar a sua composição. Deixe secar durante um instante. Aí sim, terá o aroma exato daquele perfume. Se tiver dúvidas, abandone a loja durante uns minutos e vá dar uma volta. Saiba como fixar perfume.
  • Fique atenta a possíveis reações alérgicas, como vermelhidão ou comichão, na área onde foi aplicada a amostra.
  • Não se deixe levar pelas primeiras impressões. Lembre-se que cada perfume é composto por três notas – a de saída (a primeira a evaporar-se); a de corpo (desenvolve-se mais tarde e é responsável pela personalidade da essência); e a de fundo (responsável pela fixação). Por isso mesmo, é importante deixar o perfume atuar, antes de tomar uma decisão.
  • Para ajudar a tomar a decisão, peça na loja amostras do(s) perfume(s) que gostou e vá experimentando, de preferência em diferentes dias. Nas lojas, o olfato é bombardeado com um sem-número de fragrâncias, o que irá dificultar o processo.
  • Dê atenção às diferentes coleções de primavera/ verão e de outono/ inverno. Não é por acaso que existem diferentes fragrâncias, adequadas à estação. Na verdade, o ambiente tem mais influência do que pode imaginar, podendo o mesmo perfume ter aromas diferentes em casa ou no escritório, consoante as atmosferas. A temperatura é um dos fatores que mais influencia uma fragrância, por isso, opte por perfumes leves e frescos no verão, e deixe os mais densos e encorpados para o tempo frio.
  • Se procura um perfume mais apropriado para usar durante o dia ou nos meses de maior calor, experimente fragrâncias frescas e florais, como as cítricas e de lavanda. Para as noites ou dias de inverno, deixe que os aromas mais quentes levem a melhor, especialmente os mais orientais, à base de especiarias.
  • O olfato está intimamente relacionado com a estimulação de recordações e sensações. Quando for escolher um perfume, faça-o apenas quando estiver de bom humor, para que consiga associar sempre esse aroma a coisas positivas.
  • No momento da escolha, deixe que os seus gostos falem por si e não se deixe influenciar pelo preço ou pela embalagem. De facto, esses dois elementos influenciam e muito, mas lembre-se que é preferível ter um perfume com o qual se identifica verdadeiramente, mesmo que a embalagem não lhe diga muito. O mesmo se aplica ao preço, já que o mais caro não significa que seja o ideal para si.
  • Se chegar a um ponto em que já não consegue distinguir um cheiro do outro, peça ajuda aos funcionários da loja e explique que tipo de aroma procura. Ao dar pistas como “floral”, “suave” e “fresco”, estará a filtrar consideravelmente as possibilidades, ficando mais próxima do que pretende.
  • Mesmo que já tenha encontrado o perfume ideal, adequado à sua personalidade, não deixe de experimentar diferentes fragrâncias, ideais para diferentes ocasiões. Pode ter um perfume de verão e outro de inverno; um de dia e outro para as saídas noturnas, um para o trabalho e outro para o fim-de-semana.
  • Evite deixar-se levar pelas campanhas de marketing, que a levam a comprar o perfume assinado pela sua cantora favorita. Deixe o seu gosto pessoal falar mais alto.
  • No caso de querer oferecer um perfume a alguém, é importante que conheça bem essa pessoa, como os principais traços de personalidade e gostos. Tente saber também que perfumes a pessoa costuma usar e procure aromas semelhantes. Assim, não correrá o risco de oferecer, por exemplo, um perfume floral a quem prefere aromas quentes.

Escolher perfumes consoante a personalidade

  • Discreta - Personalidades discretas e recatadas costumam preferir perfumes amadeirados, com notas florais;
  • Ativa - Os mais ativos e dados ao desporto tendem a apreciar perfumes igualmente enérgicos, tendencialmente cítricos, com notas de lima, limão e laranja;
  • Sensual - No caso das personalidades mais marcantes e sensuais, o ideal é apostar em perfumes orientais e florais, com toques de baunilha;
  • Aventureira - Amantes da natureza e da liberdade tendem a apreciar perfumes secos e frutados, com notas de especiarias.

Escolher perfumes consoante o tipo de pele

  • Pele oleosa – Sendo que a oleosidade da pele torna o aroma mais intenso e o fixa durante mais tempo, deve optar por fragrâncias leves, florais e cítricas. Dê preferência aos produtos sem álcool;
  • Pele seca – Por ser mais difícil de manter o aroma, é aconselhável que use hidratante da mesma linha do perfume, que irá ajudar a intensificar e fixar o aroma. Invista nos perfumes mais fortes, que dificultam a evaporação, como os orientais e frutados;
  • Pele normal – As peles normais têm todas as escolhas em aberto, já que o equilíbrio da pele permite uma correta fixação da fragrância, que pode durar horas;
  • Pele morena – Como as peles mais escuras absorvem mais facilmente os aromas, prefira os perfumes suaves, que não se propaguem tanto no ar. Prefira as fragrâncias cítricas e florais;
  • Pele clara - Os perfume dura menos tempo nas peles mais claras, por isso, devem optar por aromas marcantes e intensos, que potenciam a fixação.

Conheça os melhores perfumes do mundo.

Fotos de こひなた
Atualizado em 08/02/2016