Como Organizar o Estudo

É importante saber como organizar o estudo para alcançar bons resultados académicos e conseguir uma gestão eficaz do tempo. Para fazer o estudo render é necessário ter algumas considerações.

Como organizar o tempo de estudo

Como estudar muito é diferente de estudar bem, aconselha-se a organizar o tempo de estudo devidamente. Para tal é essencial:

  • Elaborar um horário de estudo: não se deve estudar só na véspera de um teste. O estudo deve ser constante. O ideal é começar com poucas horas de estudo e aumentar gradualmente com a aproximação de um exame. É importante alternar disciplinas, como as ciências e as línguas, jogando com a sua dificuldade: pode-se começar pelas mais difíceis e deixar as mais fáceis para o fim, dado o cansaço acumulado e o facto destas disciplinas não requererem tanta atenção. É essencial distribuir o tempo convenientemente pelas várias disciplinas e seguir o plano de estudo, mas convém fazer intervalos quando se está cansado e quando o estudo não está a render.
  • Organizar o local de estudo: um local isolado e calmo é o mais indicado para o estudo. Apesar de manter a distância das distrações e interferências, é importante deter todos os materiais necessários ao estudo bem próximos.
  • Ter a atitude correta nas aulas: estar atento nas aulas, anotar os exemplos dos professores e tirar apontamentos pessoais permite depois poupar tempo no estudo.
  • Manter a concentração: fazer pequenas pausas, dormir o suficiente, alimentar-se devidamente, estudar num local adequado e ter uma atitude positiva em relação à matéria são alguns dos principais fatores a ter em conta para a manter a concentração e reduzir a ansiedade.
  • Fazer esquemas: como é impossível memorizar toda a matéria, uma estratégia passa por fazer resumos e esquemas pessoais com a matéria mais importante. Associar a matéria a coisas que o estudante gosta é uma boa forma de as memorizar. O fundamental é perceber a matéria, relacionar o que foi aprendido e organizar a informação consistentemente. Não são as palavras do livro ou do professor que contam mas sim a compreensão geral das ideais pelo aluno.

Está a chegar ao fim do ano? Saiba como estudar para os exames para ter os melhores resultados.

Atualizado em 13/01/2014