Como Sobreviver à Black Friday

Veja como sobreviver à Black Friday, em caso de querer comprar algo e também em caso de não querer comprar nada. A Black Friday em Portugal tem ganho peso com o passar dos anos, vindo para ficar.

Como fugir à Black Friday

Se a sua ideia é não cair na tentação consumista e conseguir escapar à Black Friday, tem desde logo de:

  • pegar nos panfletos publicitários na caixa de correio e enviá-los para a reciclagem sem sequer os ler.
  • Não abrir os emails das lojas aderentes à Black Friday.
  • Não se dirigir a estas lojas nos dias de promoção para não ser tentado a comprar.
  • Fazer ouvidos de mercador às grandes oportunidades que os amigos lhe contam que aproveitaram.

Como comprar na Black Friday

para comprar e sobreviver à Black Friday deve ter vários cuidados.

Investigar preços

Investigar preços com antecedência nos sites das lojas e compare os preços entre lojas. Na verdade até deve repetir as pesquisas: a poucos dias da promoção e na véspera da promoção. O dia também é apelidado de “Black Fraude” pois há relatos dos preços serem manipulados: nas vésperas do dia as lojas aumentavam o preço anterior dos produtos, para estes “custarem a metade do dobro”, acabando o desconto por ser mínimo.

Fazer lista

Vá já para a Black Friday com uma ideia clara do que quer comprar. Evite o caos de comprar pelo preço e de querer levar mais do que aquilo que deveria.

Fazer orçamento

Planeie com antecedência o quanto quer gastar na Black Friday.

Planear operação

Deve chegar o mais cedo possível às lojas. Estacione um pouco afastado do espaço comercial a visitar para fugir a confusões. Planeie o seu trajeto de lojas para lojas e as secções a percorrer em cada loja. Quanto mais tempo poupar nos corredores, melhor é para conseguir ainda comprar o que quer.

Vá sozinho. Deixe as crianças em casa (para segurança delas e sua). Elas vão querer tudo e mais alguma coisa, acabando por atrapalhar as compras planeadas (e o orçamento).

Leve um saco escuro para esconder os valores preciosos que comprou. Mantenha os seus cartões bem seguros, num bolso com fecho, por exemplo.

Ao fazer compras online opte por comprar apenas em sites confiáveis.  

Atualizado em 19/11/2015