Como Tirar Cola

Saiba como tirar cola de diferentes superfícies de várias formas. O essencial é ter em atenção a superfície que detém a cola e as propriedades do objeto em si.

  • Se quer retirar cola de adesivos e embalagens pode usar acetona em algodão. Depois de passar o algodão no objeto só tem lavar com água e sabão para tirar a acetona. Há quem utilize até um pouco de vinagre na área do adesivo. Outro método é fazer uso de um pano limpo embebido em álcool, esfregando em movimentos circulares, até a cola sair. Se estiver a remover adesivos de superfícies como papel (um livro por exemplo), tenha cuidado nos níveis de líquido que coloca.
  • Nas superfícies metálicas o álcool tem melhores resultados, quanto mais puro este for melhor. Deite um pouco de álcool e passe papel absorvente para que a cola fique presa neste.
  • Se quer retirar um autocolante (como um selo de garantia) e voltar a colá-lo um dia, experimente usar um secador de cabelo, com o calor a cola amolece e o autocolante sai facilmente.
  • Para retirar papel colado em vidro (rótulos de garrafas de vinho por exemplo) basta utilizar água, deixando a água atuar durante horas (água quente tem melhores efeitos).
  • Para tirar cola de tecidos mergulhe a peça num 1 litro de água quente misturado com meia colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco durante um quarto de hora. Pode esfregar algodão ou o linho com álcool isopropílico. Enxague rapidamente.
  • Em madeira pode utilizar água quente com detergente de lavar louças. Na espuma criada mergulhe um pano ou uma esponja, aplicando de seguida. Passe um pano limpo húmido com água limpa. Por fim, passe cera ou dê um polimento.
  • Em peças onde a cola se encontra muito seca utilizar uma pequena faca ou um x-ato com muito cuidado pode ser uma solução.
Atualizado em 01/03/2013