Contos de Natal

Os contos de Natal despertam sentimentos e emoções variadas nas pessoas que os leem.

De pequenos contos de Natal a livros, estas histórias de Natal ficam na memória dos seus leitores durante décadas. Se pensa deliciar-se com contos tradicionais de Natal para acompanhar a quadra natalícia, ou alegrar os seus filhos (visto que algumas são histórias de Natal infantil) atente a estas sugestões.

Lista dos melhores contos de Natal

Cântico de Natal, Charles Dickens

Por ventura o conto de Natal mais conhecido, constantemente adaptado ao cinema, este conto narra a história de Scrooge, um homem de negócios avarento e amargo que só se preocupa com o dinheiro, detestando o Natal. No entanto, três espíritos visitam-no, com o intuito de o transformar.

A Árvore de Natal na Casa de Cristo, Fiodor Dostoiévski

Este breve conto de Natal, extremamente sensível, está recheado de metafísica e sentido de divino, narrando a pobreza e as desaventuras de um inocente menino que perde a sua mãe nas ruas da cidade, deslumbrando-se com um mundo demasiado grande para ele.

A Menina dos Fósforos, Hans Christian Andersen

Neste conto uma pobre menina vagueia pelas ruas frias no Inverno. Encostadas ao seu velho avental estão umas simples caixas de fósforos. Não conseguira vender uma só caixa e ninguém lhe oferecera uma esmola até então.

O Abeto Maravilhoso, Hans Christian Andersen

Este conto de Natal também é conhecido como o Abeto de Natal. Nele um abeto sonha em ser grande como as árvores que o rodeiam, mas que vão sendo cortadas, interrogando-se o abeto o porquê. Segundo os pardais seria para enfeitarem as casas no Natal, desejando então o abeto que o mesmo lhe acontecesse.

O Quebra-Nozes, Hoffmann

O Quebra-Nozes é considerado o melhor conto de Hoffmann, sendo uma enternecedora história de Natal que se tornou tradição nesta quadra, quer em bailado, quer no cinema, televisão ou teatro.

A Noite de Natal, Sophia de Mello Breyner Andresen

A Noite de Natal centra-se numa menina chamada Joana que tem dificuldades em fazer amigos. No entanto, com a aproximação do Natal, Joana conhece Manuel, um menino que vai mudar a sua vida.

O Cavaleiro da Dinamarca , Sophia de Mello Breyner Andresen

Este conto mostra mais uma visão sobre o significado da árvore de Natal, apontado uma razão para se enfeitarem os pinheiros nesta quadra, através da história do cavaleiro da Dinamarca, que se perde na floresta após uma peregrinação à Terra Santa.

Hannukah, Festa das Luzes, Levin Kipnis

Hannukah, Festa das Luzes é uma lenda sobre uma lâmpada de azeite perfeita, feita de ouro puro que nunca se apaga, no templo sagrado de Jerusalém. Com a invasão dos gregos a lâmpada foi substituída por uma estátua, recusando-se a lâmpada a alumiar a mesma.

Uma História de Natal, Paulo Coelho

Esta é uma antiga lenda adaptada e transformada por Paulo Coelho, onde uma semana antes do Natal o Arcanjo Miguel pede aos seus anjos que visitem a Terra, para saber se está tudo pronto para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Atualizado em 09/11/2012