Eleições Presidenciais EUA 2012

Nas eleições presidenciais dos EUA em 2012, uma das mais renhidas de sempre, Barack Obama foi reeleito para mais quatro anos de mandato.

Resultados das Eleições Presidenciais EUA 2012

Barack Obama ganhou as Eleições Presidenciais nos EUA graças aos 303 votos no colégio eleitoral, contra os 206 de Mitt Romney. Obama foi eleito com 57.730.437 votos, deixando Romney em segundo lugar com 55.862.385, uma diferença de "apenas" 1.868.052 votos.

Discurso de Vitória de Barack Obama

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América aconteceram a 6 de Novembro de 2012. O embate eleitoral opôs o candidato democrata Barack Obama ao candidato republicano Mitt Romney. Joe Biden é o candidato democrata a vice-presidente dos EUA enquanto Paul Ryan seria o braço direito de Mitt Romney para a vice-presidência republicana.

Esta 57ª eleição presidencial dos EUA decidiu quem será o novo Presidente e o novo vice-presidente norte-americano a partir de 17 de Dezembro de 2012 e durante os próximos 4 anos, até 2016.

Nos EUA é permitido o voto antecipado na maioria dos 50 estados do país e os americanos puderam votar desde dia 26 de Outubro. Para votar os eleitores deviam apresentar a carta de condução.

Candidatos Eleições Presidenciais EUA 2012

Barack Obama

O atual presidente Barack Obama, 51 anos, pretende ser eleito para um segundo e último mandato. O candidato do “Yes, We Can” da campanha de 2008 mudou de lema para “It Begins With Us” nestas eleições de 2012. Acusa Romney de vender ideias antigas que não funcionaram.

Mitt Romney

Mitt Romney, 65 anos, ex-governador de Massachusetts, é dono de uma fortuna avaliada em 250 milhões de dólares. Investiu 25 milhões da sua fortuna na campanha para as eleições. Tem apelado ao voto na mudança para tentar vencer Obama e pretende fazer uso da sua experiência profissional na recuperação de empresas para melhorar o estado da economia norte-americana.

Campanha Eleitoral nas Eleições nos EUA 2012

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais dos EUA ficou marcada por declarações dos dois candidatos sobre os temas fortes da campanha como os impostos, saúde, redução do défice e guerra.  Barack Obama e Mitt Romney debatarem os temas fortes da campanha em três debates televisivos.

As esposas dos dois candidatos, Michelle Obama e Ann Romney, desempenham um papel decisivo ao longo da campanha eleitoral.

O furação Sandy que assolou a costa leste dos EUA e matou mais de 100 pessoas marcou a reta final da campanha eleitoral nos EUA.

Nos EUA não há dia de reflexão, sendo que os comícios decorrem até o final do dia 5 de Novembro.

Sondagens para as Eleições nos EUA 2012

De acordo com as sondagens, Barack Obama e Mitt Romney estão empatados com 49% das intenções de votos dos eleitores. No entanto, Barack Obama tem vantagem em alguns estados cruciais para a contagem final dos votos.

Em paralelo com a eleição presidencial de 2012 disputa-se a eleição para o Senado dos Estados Unidos da América, onde estão abertas 33 vagas, assim como eleições para a Câmara dos Representantes, com o objetivo de eleger os membros para o Congresso. A eleição vai também abarcar disputas estaduais.

Atualizado em 07/11/2012