Emigrantes vs. Imigrantes

Se costuma confundir os termos emigrante e imigrante ou emigração e imigração, pode agora esclarecer as suas dúvidas.

Ambos os conceitos referem-se a movimentos migratórios, mas diferem consoante o sentido em que essa migração acontece.

Diferença entre Emigrantes e Imigrantes

O que é a Emigração?

Entende-se por emigração o ato de abandonar, de forma espontânea, o país de origem, para se estabelecer noutra nação. São muitas as razões que levam à emigração, como a situação financeira, o sistema político vigente ou a opção religiosa.

Os motivos que levam alguém a emigrar podem estar também relacionados com a procura de melhores condições de vida ou o desejo de conhecer novas culturas. Assim, a emigração caracteriza-se pela saída do próprio país.

O que é a Imigração?

A imigração define o movimento de entrada de indivíduos num país. Os imigrantes são oriundos de outros países e chegam em busca de trabalho ou residência, com intuito permanente ou temporário.

Pode assim dizer-se que um indivíduo que se instale num novo país passa a ser emigrante, ainda que, aos olhos dos habitantes desse novo país, esse mesmo indivíduo seja um imigrante, isto é, alguém que chegou de outra nação.

Uma forma fácil de não confundir imigração com emigração será associar as palavras “interior” e “exterior” aos respetivos movimentos migratórios. Assim, quem emigra, desloca-se para o exterior, sendo emigrante. Por sua vez, pode-se dizer que os imigrantes migram para o interior do nosso país, num movimento de imigração.

Atualizado em 30/10/2012