Escova Dental Elétrica ou Manual?

Quem vence o duelo na hora de lavar os dentes? A escova de dentes elétrica ou a escova de dentes manual? Isso é o que pretendemos descobrir até ao final deste artigo.

Escova de Dentes Elétrica

A escova de dentes elétrica tem a vantagem de possuir sensores que detetam a pressão exercida nos dentes, diminuindo a mesma quando a pessoa está a aplicar muita força no esmalte e nas gengivas. Elas realizam diferentes e suaves movimentos, os quais a pessoa se pode esquecer de realizar ao lavar com a escova manual. Certos modelos apresentam temporizador para realizar uma lavagem completa em cada quadrante da boca.

Apesar de não fazer o trabalho todo sozinha (é preciso colocá-la num ângulo de 45 graus e andar com ela entre os dentes), para as pessoas com alguma deficiência ou incapacidade temporária nas mãos, a escova elétrica é um auxílio importante na lavagem dos dentes.

A escova elétrica necessita de pilhas AA ou de ser carregada com antecedência, sendo mais cara que a manual. É uma escolha popular nas crianças e nas pessoas com um pouco mais de preguiça. As pessoas com dentes sensíveis também pode ficar a ganhar com os diferentes modos de escovagem personalizada, dada a ação estimulante das gengivas e até de branqueamento dos dentes.

Escova de Dentes Manual

A escova de dentes manual é mais barata, apesar de ser preciso trocar a mesma de 2 a 3 meses. Ela requer mais trabalho por parte da pessoa para obter a mesma limpeza. As escovas manuais têm a mesma eficácia das escovas elétricas, desde que a escovagem seja completa e realizada com cuidado.

Como as escovas duras podem magoar as gengivas, aconselha-se o uso de escovas de cerdas macias e cabeça pequena, seguida da utilização de fio dentário. Para pessoas com aparelho dentário, recomenda-se o uso de escovas manuais.

Em Conclusão

Quando usadas corretamente, tanta a escova elétrica como a manual são eficazes para afastar as cerca de 600 espécies de bactérias que existem na boca. A escolha entre a escova elétrica e a manual varia consoante a pessoa, que tem a sua preferência de manutenção de hábitos de higiene.

Atualizado em 13/10/2014