Estudar com Música Ajuda ou Atrapalha?

Por:

A questão está colocada: estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha? Vamos à resposta.

Inquéritos

Grande parte dos inquéritos realizados junto dos estudantes conclui que estes preferem estudar com música, já que os ajuda a se concentrarem e a fugirem das distrações em seu redor. Um inquérito do jornal O Globo tem resultados esmagadores: 73% dos estudantes prefere estudar com música.

Estudos

Já os estudos realizados sobre o uso da música no estudo dizem em geral que existem músicas que beneficiam o estudo e outras que o prejudicam. Eles indicam que é preferível estudar ao som de música instrumental, já que a linguagem (sobretudo numa língua familiar ao estudante) entra em competição pela atenção do estudante. A música instrumental é processada pelo hemisfério direito do cérebro, deixando então o hemisfério da lógica (o esquerdo) livre para os estudos.

Outra conclusão é que a música deve ter um ritmo harmonioso, que acompanhe o estudo, e que deve estar em volume baixo. Enquanto uma música rápida (ou em volume alto) coloca uma sobrecarga no cérebro, uma música lenta apela à serenidade e relaxamento, ajudando o estudo a fluir.

A música com melhores resultados parece ser a clássica, já que em vários estudos os estudantes que ouviram música clássica (Mozart em especial) para estudar obtiveram melhores resultados nos testes. No entanto cada um tem a sua forma de estudar, de se concentrar e de aprender, assim como cada um tem os seus próprios gostos musicais.

Seja com música ou em silêncio, o importante é mesmo estudar (bastante). Se gosta de estudar com música espreite e escute as melhores músicas para estudar.

Publicado em 20/03/2015