Ficha ENES: Como Obter, Validade e Preço

A ficha ENES da DGES é um documento emitido pela escola secundária onde o aluno realizou os exames nacionais. A ficha ENES é o documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário, correspondentes às provas de ingresso exigidas para ingresso no curso/estabelecimento pretendido. Ela apresenta também a  chave de ativação necessária para se fazer a candidatura online ao ensino superior no site da DGES.

Quando pedir e onde obter a ficha ENES?

O aluno deve pedir a ficha ENES na sua escola depois dos resultados dos exames nacionais (tanto da 1ª fase como da 2ª, consoante a fase realizada) serem afixados. 

Para a candidatura ao ensino superior em 2015, os candidatos têm de obter a ficha ENES 2015, solicitando a sua emissão na escola secundária onde efetuaram os exames nacionais. É necessário apresentar um documento de identificação. A ficha ENES pode não ser entregue na hora mas sim noutro dia.

Validade

A ficha ENES é válida unicamente para o ano em que é emitida, assim como o seu código. Esta ficha ENES é valida para todas as fases de candidatura (1ª, 2ª e 3ª fase).

Quanto custa?

A ficha ENES é uma ficha informativa gratuita, não tendo qualquer preço.

Exemplos de fichas ENES

Se um aluno solicitar reapreciação ou efetuar reclamação do resultado de um exame nacional e houver alteração da nota de exame, pode apresentar ou alterar a sua candidatura, submetendo novo formulário online, indicando o código de ativação da nova ficha ENES. Neste caso, as escolas secundárias emitem as fichas ENES com a designação "Reapreciação" (1º ou 2ª fase) no canto superior direito.

Atualizado em 22/07/2015