Fixar Perfume

Por:

Sabia que para fixar perfume na pele o tipo desta é um fator importante para conseguir um efeito prolongado?

A fixação forte de um perfume depende da sua própria fórmula e da concentração das essências, mas existem vários outros fatores a influenciar a duração de uma fragrância na pele.

Como Fixar Perfume na Pele

  • Existem locais ideais para aplicar o perfume e que lhe garantirão uma maior duração. A região dos pulsos, da nuca, atrás das orelhas, pescoço e dobras dos braços são os melhores locais para borrifar o seu perfume. Sendo que nesses pontos a circulação sanguínea é mais intensa, a fixação sai reforçada devido ao calor;
  • Para uma maior durabilidade, aplique o perfume imediatamente após sair do banho. Como a pele está limpa, irá absorver melhor a fragrância;
  • Para que o perfume atue e seja absorvido, é necessário dar lhe tempo. O ideal é deixar passar alguns instantes e só depois vestir-se. De outra forma, estará a remover parte do perfume e a comprometer a fixação do restante;
  • Nos perfumes em forma de difusor, a concentração costuma ser mais acentuada, logo, requer maior cuidado na quantidade aplicada. A melhor forma de se perfumar será borrifar para o ar duas ou três vezes, até que se forma uma espécie de nuvem de perfume, para onde deverá mover-se.
  • Especialmente no caso das peles secas, em que a fixação é mais difícil, ao optar por utilizar outros produtos da mesma gama, como gel de banho e hidratante, da mesma linha do perfume, estará a reforçar o seu efeito e duração.

De que depende a fixação do perfume?

Propriedades da fragrância

Antes de mais, a capacidade de fixação de um perfume vai depender da própria concentração das notas olfativas, sendo que quanto maior ela for, maior será a fixação. Assim, fragrâncias cítricas tendem a durar menos tempo na pele, enquanto as fragrâncias amadeiradas, com toques orientais e de especiarias se fixam por mais tempo.

Tipo de pele

Um dos principais fatores que irá ditar a fixação de um perfume ou a sua rápida evaporação é o tipo de pele. Peles oleosas são as que conseguem reter as fragrâncias por mais tempo, chegando a durar de 8 a 12 horas. Por oposição, as peles secas são as que menos aguentam os perfumes, devido à ausência de oleosidade, fixando entre 2 a 4 horas. No caso das peles normais, o perfume pode fixar até 8 horas.

Fatores biológicos

É natural que o mesmo perfume cheire de forma diferente em pessoas distintas. Cada corpo tem um odor muito próprio e característico, que pode influenciar a fixação de um perfume. O uso de determinados medicamentos ou mudanças significativas nos hábitos alimentares, podem também interferir com as fórmulas químicas das fragrâncias.

Sudação

Quanto maior for a tendência para transpirar, menor será a capacidade de fixação de um perfume. Ainda assim, nesses casos, convém não abusar na quantidade de perfume aplicada.

Clima

O clima influencia em muito a eficácia de uma fragrância. Nos dias de maior calor, a capacidade de fixação do perfume será maior, da mesma forma que nos dias mais frescos, o perfume tenderá a evaporar-se mais rapidamente, sendo recomendável aplicá-lo duas a três vezes ao dia.

Saiba como escolher um perfume e descubra quais são os melhores perfumes do mundo.

Atualizado em 08/02/2016