História dos Ovos da Páscoa

Os Ovos da Páscoa são uma tradição mais antiga do que pode imaginar! Neste artigo vai ficar a saber mais sobre a história dos ovos da Páscoa, ovos de chocolate, os ovos da Páscoa pintados, e como os ovos chegaram a ser um símbolo pascal.

Origem da Tradição dos Ovos da Páscoa

Os ovos são símbolos de fertilidade, nova vida, e (re)nascimento, sempre o foram ao longo da história. Há milhares de anos os ovos já eram usados e oferecidos na altura do ano que marca o início da primavera. A terra volta a ser fértil, flores e plantas "renascem" nessa nova estação do ano, e os ovos simbolizam isso.

Como na Páscoa Cristã o evento comemorado é a morte e ressurreição de Jesus Cristo, os ovos mantiveram-se como símbolo desta época do ano. Os ovos simbolizam a nova vida.

Coelho da Páscoa

O coelho da Páscoa (que em algumas tradições é quem traz os ovos da Páscoa às crianças) também surge como símbolo pascal de origem pagã justamente por ser um animal associado à fertilidade e capacidade reprodutiva.

Ovos da Páscoa Pintados

A decoração de ovos através da pintura é também uma tradição antiga, que vem do oriente. Inspire-se com os exemplos de ovos da Páscoa que temos para si e aprenda a pintar:

Como Pintar Ovos da Páscoa

Exemplos de Ovos da Páscoa Pintados

Ovos da Páscoa de Chocolate

Os Ovos da Páscoa de Chocolate são uma tradição relativamente recente, e foi bastante influenciada pelo Brasil, onde o costume de oferecer ovos de chocolate às crianças na Páscoa está muito difundido há já vários anos. Os ovos de chocolate têm diferentes tamanhos, são feitos com tipos de chocolate diferentes e vêm com diferentes surpresas no interior, uma vez que são ocos por dentro. Os presentes no interior podem ser bombons, amêndoas de chocolate, ou pequenos brinquedos de plástico.

Atualizado em 01/03/2016