O que Fazer no Dia do Exame para Ter um Boa Nota

Por:

A maior parte do trabalho está feita, mas ainda não é altura de descansar. Ainda há coisas a fazer no dia do exame nacional para conseguir tirar um bom resultado na prova.

Acordar cedo

Deve-se acordar cedo no dia do exame para tomar um bom pequeno almoço e para preparar tudo o que é preciso para o exame. Quem acorda cedo pode ainda dar uma última olhadela aos resumos da matéria.

Coloque dois despertadores a tocar, por segurança.

Veja o que comer antes dos exames.

Apontar a sala do exame

Para evitar atrasos e nervosismos daí decorrentes deve-se anotar a hora e a sala do exame. Assim é só chegar, sentar, e vencer.

Levar o que é preciso

O cartão de cidadão já está no bolso? Preciso de uma máquina de calcular para o exame? Tenho duas canetas prontas para o caso da primeira falhar? Não é melhor levar uma garrafa de água?

Prepare e leve tudo o que é necessário para o exame.

Sair mais cedo

Sair com tempo de casa permite chegar com calma ao local do exame ou perder algum tempo com eventuais imprevistos. Aproveite para ir à casa de banho antes do exame. O ideal é chegar meia hora antes do exame começar.

Desligar aparelhos

Desligue o telemóvel e o alarme do relógio de pulso. Guarde o material não autorizado.

Ler atentamente

Comece por colocar o nome e o número de aluno no exame. Leia atentamente as perguntas antes de responder.

Usar folha de rascunho

Anote tudo o que lhe vem à cabeça que seja importante na folha de rascunho. Ao responder às perguntas deve-se ler estas anotações para se desbloquear a memória.

Medir o tempo

É importante medir o tempo que se gasta nas respostas para não se chegar ao fim do exame com perguntas por responder. As perguntas mais fáceis exigem menos tempo, enquanto as mais valiosas devem ser respondidas com mais atenção.

Publicado em 19/07/2016