Os 20 Desportistas Mais Bem Pagos do Mundo

O pugilista Floyd Mayweather encabeça a lista dos 20 desportistas mais bem pagos do mundo de acordo com a revista Forbes (somando salários, prémios, direitos de imagem e patrocínios de 2014). O português Cristiano Ronaldo é o 3º da lista.

Os 20 Desportistas Mais Bem Pagos do Mundo em 2015

1 -  Floyd Mayweather: 300 milhões de dólares

Depois de Tiger Woods, Mayweather é o primeiro atleta a arrecadar mais de 100 milhões de dólares na lista anual da Forbes. O combate do século com Pacquiao tornou-o no atleta mais rico do mundo.

2 - Manny Pacquiao: 160 milhões de dólares

Saltou de 11º para 2º da lista dos desportistas mais bem pagos do mundo, mesmo perdendo para Floyd Mayweather.

3 - Cristiano Ronaldo: 79,6 milhões de dólares

A estrela do Real Madrid e da seleção nacional é um dos atletas mais mediáticos do mundo. Como tal, é um dos atletas mais bem pagos do globo, não lhe faltando dinheiro para carros, por exemplo.

4 - Lionel Messi: 73,8 milhões de dólares

Entretanto, no desporto rei, Messi também rivaliza com Ronaldo no topo das fortunas. aufere mais de 70 milhões anuais, entre Barcelona e contratos publicitários (Adidas, Turkish Airline e Pepsi à cabeça).

5 - Roger Federer: 67 milhões de dólares

No portfolio de Federer, um dos melhores tenistas de sempre, estão entre outros Nike, Credit Suisse, Rolex e Wilson, que aliados aos prémios de torneios de ténis lhe permite chegar ao quinto lugar desta lista.

6 - LeBron James: 64,8 milhões de dólares

Os adeptos de Cleveland queimaram a sua camisola quando se mudou para Miami mas o regresso do filho pródigo a casa trouxe-lhe bastante proveito financeiro. Os vários contratos (Nike, Coca-Cola, McDonalds ) tornam-no no atleta mais bem pago da NBA.

7 - Kevin Durant: 54,1 milhões de dólares

O basquetebolista dos Oklahoma Thunder City, 4 vezes melhor marcador da NBA e MVP de 2013, recebe só da Nike 14 milhões de dólares por ano. Era o 20º da lista no ano anterior.

8 - Phil Mickelson: 50,8 milhões de dólares

O golfista Phil Mickelson sofre de artrite psoriática mas isso ajudou-o a assinar contrato com a Amgen e a Pfizer, fabricantes do farmacêutico Enbrel, usado no seu tratamento.

9 - Tiger Woods: 50,6 milhões de dólares

Outrora rei desta lista dos desportistas mais bem pagos do mundo, Tiger Woods desceu para o sexto e agora para o nono lugar, depois de deixar de ser a cara dos jogos de golf da EA.

10 - Kobe Bryant: 49,5 milhões de dólares

Kobe Bryant recebe mais de salário do que LeBron James e de qualquer outro jogador na NBA, mas o seu ganho em contratos publicitários não o permitem ultrapassar LeBron e Kevin Durant. 

11 - Ben Roethlisberger: 48,9 milhões de dólares

O primeiro jogador de futebol americano (NFL) da lista dos atletas mais ricos do mundo. Só de contrato desportivo são 46,4 milhões.

12 - Rory Mcllroy: 48,3 milhões de dólares

O golfe é conhecido pelos seus elevados valores de prémio e patrocínios. Apesar de ser jovem, Rory é já um dos golfistas e atletas mais bem pagos do mundo.

13 - Novak Djokovic: 48,2 milhões de dólares

O tenista nº1 do mundo arrecada em patrocínios o dobro do salário e dos prémios recebidos. Subiu na lista mas ainda assim não ultrapassa os ganhos de Federer.

14 - Zlatan Ibrahimovic: 39,1 milhões de dólares

A renovação de Ibra pelo PSG em setembro de 2013 colocou-o como o terceiro jogador de futebol desta lista das maiores fortunas desportivas. A publicidade da Volvo também deu uma ajuda.

15 - Lewis Hamilton: 39 milhões de dólares

O piloto mais rentável da Fórmula 1 fica-se pelas últimas posição desta lista dos 20 mais ricos. Surpreendentemente, "apenas" 3 milhões resultam de patrocínios, o grosso vem de salários e prémios.

16 - Ndamukong Suh: 38,6 milhões de dólares

Outro jogador de futebol norte-americano com salários elevados: 38,2 milhões de dólares.

17 - Fernando Alonso: 35,5 milhões de dólares

O regresso à McLaren rendeu um salário anual superior a 30 milhões de dólares.

18 - Gareth Bale: 35 milhões de dólares

O segundo galáctico desta lista foi também senhor da segunda maior transferência de sempre no futebol (acredita-se que a Neymar para o Barcelona foi ainda superior).

19 - John Lester: 34,1 milhões de dólares

O primeiro jogador de basebol desta lista, com um contrato anual de 33 milhões de dólares.

20 - Derrick Rose: 33,9 milhões de dólares

Rose parece recuperado das lesões que lhe travam a carreira. Os ganhos é que não têm travões. Além do salário, a Adidas paga-lhe 185 milhões de dólares por um contrato de 13 anos. 

Atualizado em 11/06/2015