Os 20 Desportistas Mais Bem Pagos do Mundo

O pugilista Floyd Mayweather encabeça a lista dos 20 desportistas mais bem pagos do mundo de acordo com a revista Forbes (somando salários, prémios, direitos de imagem e patrocínios de 2013). O português Cristiano Ronaldo é o 2º da lista.

Os 20 Desportistas Mais Bem Pagos do Mundo em 2014

1 -  Floyd Mayweather: 105 milhões de dólares

Depois de Tiger Woods, Mayweather é o primeiro atleta a arrecadar mais de 100 milhões de dólares na lista anual da Forbes. Aos 37 anos, o pugilista dá também porrada aos outros desportistas mundiais.

2 - Cristiano Ronaldo: 80 milhões de dólares

A estrela do Real Madrid e da seleção nacional é um dos atletas mais mediáticos do mundo. Como tal, é um dos atletas mais bem pagos do globo, não lhe faltando dinheiro para carros, por exemplo.

3 - LeBron James: 72,3 milhões de dólares

Os adeptos de Cleveland queimaram a sua camisola quando se mudou para Miami mas o regresso do filho pródigo a casa trouxe-lhe bastante proveito financeiro. Os vários contratos (Nike, Coca-Cola, McDonalds ) tornam-no no atleta mais bem pago da NBA.

4 - Lionel Messi: 64,7 milhões de dólares

Entretanto, no desporto rei, Messi também rivaliza com Ronaldo no topo das fortunas. aufere mais de 60 milhões anuais, entre Barcelona e contratos publicitários (Adidas, Turkish Airline e Pepsi à cabeça).

5 - Kobe Bryant: 61,5 milhões de dólares

Kobe Bryant recebe mais de salário do que LeBron James e de qualquer outro jogador na NBA, mas o seu ganho em contraros publicitários não o permitem ultrapassar LeBron. 

6 - Tiger Woods: 61,2 milhões de dólares

Outrora rei desta lista dos desportistas mais bem pagos do mundo, Tiger Woods desceu para o sexto lugar, depois de deixar de ser a cara dos jogos de golf da EA.

7 - Roger Federer: 56,2 milhões de dólares

No portfolio de Federer estão entre outros Nike, Credit Suisse, Rolex e Wilson, que aliados aos prémios de torneios de ténis lhe permite chegar ao sétimo lugar desta lista.

8 - Phil Mickelson: 53,2 milhões de dólares

O golfista Phil Mickelson sofre de artrite psoriática mas isso ajudou-o a assinar contrato com a Amgen e a Pfizer, fabricantes do farmacêutico Enbrel, usado no seu tratamento.

9 - Rafael Nadal: 44,5 milhões de dólares

O ténis é conhecido pelos seus elevados valores de prémio. Apesar de ser jovem, Rafael Nadal é já um dos tenistas e atletas mais bem pagos do mundo.

10 - Matt Ryan: 43,8 milhões de dólares

O "módico" salário de 20,75 milhões anuais de Matt Ryan na NFL deixam qualquer pessoa envergonhada do seu ordenado. 

11 - Manny Pacquiao: 41,8 milhões de dólares

Os combates de Manny "Pacman" em 2013 permitiram-lhe voltar aos lugares cimeiros dos atletas mais bem pagos do mundo.

12 - Zlatan Ibrahimovic: 40,4 milhões de dólares

A renovação de Ibra pelo PSG em setembro de 2013 colocou-o como o terceiro jogador de futebol desta lista das maiores fortunas desportivas. A publicidade da Volvo também deu uma ajuda.

13 - Derrick Rose: 36,6 milhões de dólares

Rose joga pouco, infelizmente, devido a lesões, mas isso não o impede de ganhar muito. Além do salário, a Adidas paga-lhe 185 milhões de dólares por um contrato de 13 anos. 

14 - Gareth Bale: 36,4 milhões de dólares

O segundo galáctico desta lista foi também senhor da segunda maior transferência de sempre no futebol (acredita-se que a Neymar para o Barcelona foi ainda superior). 

15 - Radamel Falcao: 35,4 milhões de dólares

Já passou por Porutgal, pelo FC Porto, mas nunca ganhou tanto como no Mónaco, onde o milionário russo Dmitry Rybolovlev lhe duplicou o salário do Atlético.

16 - Neymar: 33,6 milhões de dólares

Se já não bastava a fortuna paga pelo Barcelona, o jovem avançado brasileiro ainda recebe patrocínios ao mesmo nível do ordenado. Police, Castrol e L'Oreal são alguns dos seus patrocinadores.

17 - Novak Djokovic: 33,1 milhões de dólares

Mesmo doando dinheiro a vítimas de cheias na Sérvia, o tenista arrecadou o suficiente para entrar nos 20 mais bem pagos do mundo.

18 - Matthew Stafford: 33 milhões de dólares

O jogador dos Detroit Lions da NFL renovou o seu contrato em julho de 2013 com um bónus de assinatura de 27,5 milhões.

19 - Lewis Hamilton: 32 milhões de dólares

O piloto mais rentável da Fórmula 1 fica-se pela penúltima posição desta lista. Surpreendentemente, "apenas" 3 milhões resultam de patrocínios, o grosso vem de salários e prémios.

20 - Kevin Durant: 31,9 milhões de dólares

O basquetebolista dos Oklahoma Thunder City, 4 vezes melhor marcador da NBA e MVP de 2013, recebe só da Nike 14 milhões de dólares por ano.

Atualizado em 04/11/2014