Os Piores Desastres Ambientais de Sempre

No que diz respeito a desastres ambientais, ao longo da história da humanidade, foram muitos os registados, mas, nas últimas décadas, o fator humano tem pesado ainda mais que a própria natureza, dando origem aos piores desastres ambientais de sempre.

Piores desastres ambientais do planeta

Chernobyl

Chernobyl

Considerado o maior desastre nuclear da história, o acidente de Chernobyl, na Ucrânia, aconteceu a 26 de abril de 1986, quando um dos reatores da central nuclear explodiu. Seguiu-se um incêndio, várias explosões e um derretimento nuclear. A nuvem de radioatividade produzida atingiu a União Soviética, Europa Ocidental e parte do Reino Unido. No total, 47 trabalhadores morreram no local do acidente, mas são milhares aqueles que sofreram e sofrem com as consequências deste desastre, maioritariamente vítimas de cancro.

Bhopal

A 3 de dezembro de 1984, foram lançadas mais de 40 toneladas de gases tóxicos para a atmosfera, após uma fuga na fábrica de pesticidas da Union Carbide, em Bhopal, na Índia. Nas horas seguintes ao desastre, o número de mortos chegou aos milhares, tendo aumentado consideravelmente nos meses seguintes. Estima-se que mais de 500 mil pessoas foram afetadas pelo desastre de Bhopal.

Deepwater Horizon

Deepwater Horizon

O desastre de Deepwater Horizon aconteceu quando, a 20 de abril de 2010, a plataforma petrolífera com o mesmo nome, no Golfo do México, explodiu. Aconteceu, então, um derrame de petróleo de dimensões nunca vistas, que passou a ser considerado o maior desastre ambiental da história dos EUA. Só ao fim de três meses é que o derrame foi controlado, após terem sido libertados para a água cerca de cinco milhões de barris de crude.

Mar Aral

Tendo sido o quarto maior lago de água salgada do mundo, o mar Aral, no Cazaquistão, está atualmente reduzido a 10% do seu tamanho. A mudança deu-se quando, em 1918, o governo soviético estabeleceu um plano de irrigação, decidindo desviar parte das águas que alimentavam o Aral, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos e algodão. Ainda que em 1940 tivessem sido criados novos canais de irrigação, a técnica levava à perda de cerca de 75% da água.

Seveso

A 10 de Julho de 1976, uma explosão numa fábrica de químicos em Seveso, Itália, viria a libertar uma nuvem de gás altamente tóxico, composto por dioxina, que viria a provocar a morte a inúmeros animais. Problemas de visão e doenças de pele foram alguns dos efeitos provocados por este desastre, que libertou grandes quantidades de dioxina.

Kuwait

Na sequência da derrota na Guerra do Golfo, em 1991, Saddam Hussein ordenou que os seus homens invadissem a região do Kuwait, com o objetivo de fazer explodir os poços de petróleo. Foram incendiados 600 poços de petróleo, que arderam durante mais de sete meses, e lançaram fumo venenoso, fuligem e cinzas, que deram origem a chuva negra e a lagos de petróleo.

Minamata

Inicialmente observada em animais, especialmente em gatos, a doença de Minamata surgiu na sequência da contaminação industrial na ilha de Minamata, no Japão. Os primeiros sintomas, caracterizados por convulsões e perda das capacidades motoras, começaram em 1954 e dois anos depois tinham chegado aos humanos. Mais tarde, concluiu-se que a doença estava relacionada com o envenenamento das águas com mercúrio e outros metais, que infetaram o peixe, principal alimento da população.

Love Canal

Situada em Nova Iorque, a vila de Love Canal ficou conhecida pelos piores motivos quando, em 1978, toneladas de lixo começaram a surgir por todo o lado, incluindo quintais e residências. Durante os anos 40 e 50, uma empresa local havia comprado o terreno e depositado 21 mil toneladas de resíduos, à base de produtos químicos, solventes, dioxinas e metais pesados. Foram centenas as famílias que tiveram de abandonar o local, tendo muitas delas sido vítimas de problemas respiratórios e renais, leucemia, abortos espontâneos, entre outros.

Tokaimura

A 30 de setembro de 1999 aconteceu aquele que é, ainda hoje, considerado o pior desastre nuclear do Japão. O acidente deu-se quando os operários da central nuclear, situada em Tóquio, misturaram de forma incorreta uma solução de urânio. Centenas de pessoas viriam a ser expostas a diferentes níveis de radiação e os operários que sobreviveram ficaram com várias partes do corpo queimadas.

Exxon Valdez

Exxon Valdez

Exxon Valdez é o nome do navio que, a 24 de março de 1989, encalhou ao largo da Costa Príncipe William, no Alasca, derramando quase 42 milhões de litros de crude no mar. Como consequência do desastre morreram, entre muitos outros animais, 250 mil aves, três mil lontras, 300 focas, 22 baleias. A ação de limpeza mobilizou mais de 11 mil pessoas.

 

Acidentes nucleares, com petróleo e com químicos têm fustigado o ambiente, especialmente desde a segunda metade do século passado.

Na sequência dos piores desastres ambientais de sempre, foram muitas as vítimas imediatas, mas os efeitos nefastos permanecem, na maioria dos casos, até aos dias de hoje.

Fotos de Matt Shalvatis, Stefan Leijon
Atualizado em 10/10/2012