Passagem de Ano Barata

Para fazer uma passagem de ano barata não lhe faltam opções. A noite é sua, tal como a escolha do programa, mas podemos sempre ajudar ao deixar ficar algumas sugestões.

Ideias para uma passagem de ano barata

Passagem caseira

Porque não aceitar aqueles convites de familiares e amigos para uma noite de réveillon caseira? Pode até saltar de uma casa para outra e festejar um pouco em cada uma delas, se as distâncias forem curtas. Só precisa de levar algo, como uma garrafa de vinho, e a noite sairá bastante barata.

Por outro lado, pode organizar a passagem de ano em sua própria casa, oferecendo apenas o jantar e o espaço. Dará mais trabalho, mas estará mais descansado no que toca a despesas, sem deslocações e pagamento de entrada.

Se os convidados trouxerem diferentes garrafas pode fazer uma prova de vinhos por exemplo. Uma sessão de cinema, confrontos em videojogos ou em jogos tradicionais, uma festa temática, com um código de roupa especial, são outras ideias de programa.

Aluguer de espaço

Se não quer disponibilizar a sua própria casa pode sempre combinar com alguns amigos e alugar uma casa de férias, quinta ou apartamento para esse fim, dividindo as despesas entre todos. A preocupação principal deve ser arranjar o maior número de pessoas possível, para a despesa ser menor. Esta é uma opção bastante popular e vem com a garantia de boa companhia e de bons momentos.

O Gerês e a Serra de Estrela são dois destinos a considerar.

Nas ruas

A maioria das cidades promove festas de passagem de ano gratuitas ao ar livre, com concertos de entrada livre, fogo-de-artifício e a tradicional contagem decrescente. Pode percorrer as ruas a dois ou com os amigos e familiares. Esta opção pode até lhe sair de graça se escolher se deslocar a pé.

Festas locais

Se tirar algum tempo para procurar, de certeza que vai encontrar alguma festa perto de si cuja entrada tenha um preço simbólico. Quer sejam bares, cafés ou espaços culturais, não lhe faltam espaços que ofereçam bebidas, música ao vivo ou sessões de DJ, e as tradicionais uvas passas, em troca da sua presença.

Debaixo das estrelas

Se o tempo permitir, pode reunir os amigos, umas mantas, umas lanternas, uns snacks e algumas bebidas e deslocar-se até à praia para entrar no novo ano com o barulho de fundo das ondas.

Acampar é outra opção. Pode fazer uma fogueira ao ar livre com os seus amigos e quem sabe preparar uns petiscos, partilhar algumas histórias e enterrar umas cápsulas do tempo com objetos relevantes desse ano.

Como a passagem de ano em destinos longínquos não está ao alcance de todas as carteiras, pode sempre usar alguma destas ideias para uma passagem de ano barata.

Atualizado em 30/12/2014