Planetas do Sistema Solar

Os planetas do sistema solar são por ordem: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

planetas do sistema solar

Mercúrio

É o planeta mais próximo do Sol, orbita com maior velocidade, um ano tem 88 dias, e o segundo mais quente. Mercúrio tem dois lados, um que é iluminado pelo sol, que é extremamente quente e outro escuro, extremamente frio. É um planeta desprovido de atmosfera. Assim como a terra, o Mercúrio, apresenta existência de núcleo de ferro, possuindo um campo magnético.

Vénus

É o segundo planeta mais perto do sol, é o mais próximo da terra e o mais quente. O planeta completa uma rotação sobre si em 243.01 dias, fazendo a rotação no sentido inverso, em comparação com as outras planetas. É um dos objetos mais brilhantes do espaço, depois do sol e da lua. Possui uma atmosfera asfixiante e venenosa, com 96.5% de CO2, 3.5% de N2 e ainda nuvens de ácido sulfúrico, sendo por isso imprópria para habitação e para qualquer forma de vida típicas da terra.

Terra

É o único planetas ativo e com a presença de seres vivos. Tem a atmosfera rica em nitrogénio e oxigénio, que ajuda a filtrar algumas radiações mais nocivas do Sol e a proteger a superfície da Terra da colisão de meteoritos.

A Terra faz a rotação sobre si mesmo em 24 horas, ou seja um dia, rodando a uma velocidade de 1500 km/h. A translação da Terra, ou seja o tempo que a terra demora a girar em torno do sol são 365 dias. Durante este movimento sucedem-se as quatro estações.

Marte

É um planeta pequeno, com metade da dimensão da terra. Demora 24 horas a fazer a rotação sobre si mesmo. Entre as características de Marte destacam-se uma atmosfera composta por 95.3% de dióxido de carbono, 2.7% de azoto e pequenas quantidades de árgon, oxigénio, monóxido de carbono e vapor de água. Acredita-se que já possa ter havido vida em Marte, pelas características que apresenta semelhante aos da terra. Marte possui duas luas: Fobos e Deimos.

Júpiter

É o maior planeta do Sistema Solar. É o planeta com rotação mais rápida, tendo uma duração de 9 horas e 55 minutos, aproximadamente, para dar a volta sobre si mesmo. É composto por 86.2% de moléculas H2, 13.6% de átomos de hélio e 0.2% de metano, amónia, vapor de água e outros gases. Júpiter possui cerca 63 satélites, já identificados, sendo os quatro mais conhecidos: Io, Ganimedes, Europa, e Calisto.

Saturno

É o segundo maior planeta do sistema e o mais belo de todos os planetas, devido à existência de anéis. Demora 30 anos a fazer rotação em torno do sol e a sua rotação própria é superior ao período equatorial.

Além dos anéis, Saturno possui muitos satélites, sendo o maior e mais conhecido Titã, o único do Sistema Solar que tem atmosfera. A sua constituição química e a estrutura são muito semelhantes a Júpiter.

Urano

É um planeta gigante, que tem em sua volta, tal como o Júpiter, anéis, embora a composição química seja diferente. Demora 84 anos terrestres a completar a sua órbita. A sua atmosfera é composta por 82.5% de hidrogénio, 15.2% de hélio e 2.3% de metano. Possui diversos satélites de pequenas dimensões e ainda 5 satélites de tamanho médio: Titania, Oberon, Ariel, Umbriel e Miranda.

Neptuno

Outro planeta gigante, Neptuno demora cerca de 16 horas a fazer a auto rotação e 165 anos terrestres a completar uma volta completa em torno do sol. É um planeta com uma atmosfera ativa e em constante evolução. Possui cerca de 13 satélites, entre eles: Tritão e Nereia e cerca de três anéis.

Plutão

O Plutão deixou de ser considerado um planeta em Agosto de 2006, por decisão da União Astronómica Internacional (IAU), que passou a designa-lo por planeta anão.

Além dos planetas, o Sistema Solar também é constituído por satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam em torno do sol.

Atualizado em 10/02/2014