Prémio Nobel da Física 2015

O Prémio Nobel da Física 2015 foi atribuído ao japonês Takaaki Kajita e ao canadiano Arthur B. McDonald que repartem o prémio monetário de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 855.000 euros). Os prémios Nobel são entregues anualmente a 10 de dezembro.

Vencedores do Prémio Nobel da Física 2015 

Os cientistas Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald receberam o Prémio Nobel da Física pela descoberta histórica de que as partículas cósmicas que são os neutrinos, contêm massa, mesmo que pequena. A existência dos neutrinos foi provada apenas nos anos de 1950 e as experiências de Kajita e McDonald comprovam a existência de massa nos neutrinos. Os cientistas descobriram que os neutrinos eletrões (os neutrinos que se deslocam do sol para a Terra) oscilam e transformam-se em partículas diferentes, o que implica que tenham massa de acordo com as regras da física quântica.

Takaaki Kajita nasceu em 1959 no Japão. É professor catedrático da Universidade de Tóquio, onde foi doutorado.

Arthur B. McDonald nasceu em 1943 no Canadá. É catedrático emérito da Universidade de Queen's, em Kingston, no Canadá. Doutorou-se no Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA.

Atualizado em 07/10/2015