Redes de Nova Geração

Redes de Nova Geração é um programa de banda larga lançado pelo Governo em 2009, que tem como objetivo a contrução, acesso e e instalação de redes e infraestruturas de comunicações eletrónicas. São maioritariamente constituídas por fibra óptica e proporcionam serviços de telecomunicações mais rápidos, permitindo à generalidade dos consumidores o acesso a produtos e serviços tecnologicamente inovadores.

Foram lançados pelo Governo cinco concursos públicos, em regime de co-financiamento, para 140 concelhos das áreas Centro, Alentejo e Algarve, Norte, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores.

Permite oferecer banda larga a 100 Mbit/s e serviços inovadores em áreas como a saúde, educação, economia, entretenimento e organização administrativa. Representam uma aposta tecnológica que permitirá a igualdade de oportunidades ao interior e litoral no acesso a serviços de alta qualidade e deverão chegar a mais de 800 mil lares, 50 mil estabelecimentos empresariais e a mais de 1,2 milhões de portugueses.

A iniciativa abrange 140 concelhos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Atualizado em 09/02/2011