Significado da Árvore de Natal

Por:

O significado da árvore de Natal está associado às características do pinheiro ou abeto, dado que estes permanecem verdes mesmo com o inverno e a neve, enquanto as outras plantas secam e perdem folhas.

Assim, a vida e a esperança estão na base do significado da árvore de Natal, enfeitando-se a mesma para celebrar a alegria e a exuberância da vida.

História da Árvore de Natal

A árvore de Natal tem raízes ainda mais profundas do que a própria celebração do Natal. As civilizações antigas da Europa e Ásia já consideravam as árvores como um símbolo divino no terceiro milénio antes de Cristo. Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, e os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para as suas casa no dia mais curto do ano (em Dezembro), como sinal de vitória da vida sobre a morte. Nas culturas célticas, os druidas decoravam carvalhos com maças douradas igualmente nesta época do ano.

A tradição de montar em casa a Árvore de Natal começou na Alemanha, no século XVI, com Martinho Lutero, que teria ficado impressionado com os pinheiros cobertos de neve na floresta e com as estrelas do céu, reproduzindo depois essa visão para os seus familiares em sua casa, por intermédio de galhos de árvores, estrelas, algodão e velas e outros adornos.

Tradição da Árvore de Natal

A árvore de Natal é uma das tradições mais populares associadas à celebração do Natal. É normalmente um pinheiro ou abeto, enfeitado e iluminado com bolas coloridas, luzes, sinos, estrelas, pais natais, e outros adornos natalícios. Estes adornos podem ser, por exemplo, anjos, aves e estrelas (na Polónia), figuras coloridas em madeira (na Suécia), bandeiras, sinos, corações, flocos de neve (Dinamarca), leques e lanternas de papel (Japão), decorações de cascas de ovo pintadas (República Checa e Eslováquia), ou aranhas e teias (Ucrânia). Conheça as tradições de Natal pelo mundo.

Os enfeites alegorizam virtudes e forças que devem despontar no interior das pessoas e na casa onde a árvore se encontra.
De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada no início do período do advento, no fim de novembro. A sua decoração deve ser feita aos poucos, intensificando-se com a aproximação do dia 25. Para desmontar a árvore de Natal deve-se esperar pelo Dia de Reis, 6 de janeiro.

Paz, amor e união são outros ideais ligados ao significado da árvore da Natal pela cultura popular.

Fotos de Tomasz Krawczak
Atualizado em 23/11/2015