Tipos de Diabetes Existentes

Existem 3 tipos de diabetes, Tipo 1, Tipo 2 e Diabete Gestacional.

Diagnóstico e Tratamento de Diabetes

O tratamento da diabete pode ser feito apenas com uma alimentação adequada, controlo de peso, hábitos de vida saudáveis e pratica de exercícios ou pode requerer ainda a terapêutica da insulina dependendo do tipo de diabete. O diagnóstico da diabete passa pela análise do nível de glicemia no sangue e na urina.

Os valores de glicemia igual ou acima dos 126 miligramas por decilitro, em jejum, ou igual ou superior a 200 miligramas, em casos ocasionais, indicam que a pessoa pode ser diabético.

Conheça as formas de reduzir o açúcar no sangue.

Tipos de Diabetes e seus Tratamentos

Diabetes do Tipo 1

Os portadores de diabetes do tipo 1 são insulino dependentes, pois o pâncreas produz insulina em pouca quantidade e qualidade, o que impede as células do organismo de absorverem, do sangue, o açúcar necessário. Este tipo de diabetes é provocado pela insuficiência de insulina, pelo que não tem uma relação direta com o tipo de alimentação ou hábitos de vida das pessoas, e é mais comum nas crianças e nos jovens, mas há possibilidade de aparecer também em adultos e idosos. Os portadores deste tipo de diabetes têm de ser regularmente vigiados pelos profissionais de saúde e devem ser medicados com insulina para toda vida.

Diabetes Tipo 2

São mais frequentes, mas não são insulino dependentes. Aparece, normalmente nos adultos e o seu tratamento pode ser feito apenas através de uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos, mas em alguns casos os pacientes podem ter necessidade de recorrer à medicação farmacêutica. A resistência das células do organismo face insulina produzida pelo pâncreas faz com que este tenha que produzir cada vez mais insulina até que estes tornam insuficientes para absorver o açúcar oriundo dos alimentos.

Diabetes Gestacional

É um tipo de diabetes que aparece durante o período de gravidez e desaparece, normalmente, no fim da gestação. Existe nestes casos o risco da gestante vir a ter uma diabete do tipo 2 no futuro se não for devidamente acompanhada pelo médico e não tomarem as devidas medidas de precaução. Após ser diagnosticada este tipo de diabete, a gestante deve seguir uma dieta apropriada para evitar complicações futuras. No caso de não ser suficiente deverá tomar insulina, mas sempre sob as orientações do seu médico.

Sintomas da Diabete

Nas crianças e Jovens

  • Ter constantemente vontade de urinar ou urinar na cama;
  • Estar constantemente com sede;
  • Perder de peso rapidamente;
  • Estar constantemente fadigado e com dores musculares intensas;
  • Estar constantemente a comer e não engordar;
  • Dores de cabeça, náuseas e vómitos.

Nos Adultos

  • Vontade de urinar muitas vezes e em grandes quantidades;
  • Sentir constantemente sede e de forma intensa;
  • Estar constantemente com fome e não ficar satisfeito depois de comer;
  • Fadiga;
  • Sentir comichão no corpo, particularmente nos órgãos genitais;
  • Não ver nitidamente as coisas.

Veja 5 tipos de alimentos que ajudam a combater os diabetes e também a alimentação recomendada para diabéticos.

Atualizado em 23/12/2015