12 Desfiles de Carnaval que Não Pode Perder

Por:

Os melhores desfiles de Carnaval de Portugal passam por aqui. Conheça os desfiles de Carnaval mais importantes do país e escolha um destino para o seu Carnaval 2016.

Ovar

Ovar está sempre associado a Carnaval. Quando se fala em Ovar, fala-se do seu pão-de-ló e da sua festa de Carnaval. A tradição do Carnaval de Ovar é das pessoas saírem à rua para se divertirem e esquecerem a dureza da vida, o que torna este Carnaval muito animado e autêntico.

No cartaz do Carnaval de Ovar constam até vários nomes que prometem grandes festejos para a festa deste ano.

Torres Vedras

Mais para o centro do país, a festa de Carnaval faz-se de forma especial em Torres Vedras. Os corsos são pautados por carros alegóricos que podem alcançar 5 metros de altura, quer com carros oficiais, quer carros espontâneos. Além dos carros, pode-se contar com a animação dos grupos de desfile, das matrafonas (homens disfarçados de mulher), de Zés-Pereiras e de cabeçudos.

Madeira

As comemorações do Carnaval na Madeira começam na sexta que antecede o Entrudo e estendem-se até à terça-feira de Carnaval, pelas várias freguesias da região. No Funchal realizam-se dois grandes desfiles: o cortejo alegórico (sábado anterior ao Carnaval) e o Trapalhão (terça de Carnaval).

Podence

Na freguesia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, o Carnaval festeja-se de forma peculiar. Os caretos tradicionais da região saem às ruas em correria e martirizam as mulheres com os seus chocalhos, o que leva muitos turistas a querer experimentar este Carnaval.

Loures

O Carnaval de Loures é conhecido pelo Carnaval Saloio, dada a sua região. As suas origens remontam a 1934 e este Carnaval conta com o maior grupo de carnaval organizado do país, as "Mastronças do Moulin Rouge", unicamente feito de homens, entre os 3 e os 70 anos, que se vestem de mulher. O Baile Trapalhão e o Enterro do Rei são algumas das principais atrações do Carnaval de Loures.

Canas de Senhorim

Um carnaval de raízes seculares (400 anos), onde se defrontam dois bairros rivais (Rossio e Paço) durante três dias do ano, num confronto no Largo do Rossio. Algumas tradições especiais deste Carnaval estão nos Pizões, nas Paneladas e na Queima do Entrudo.

Estarreja

Já no século XIX celebrava-se a "Batalha das Flores" em Estarreja, um desfile de Carnaval com cortejos em carros alegóricos ricamente ornamentados, com o patrocínio de algumas empresas locais. Apesar de algumas paragens, a tradição manteve-se e resultou num dos desfiles mais coloridos de Carnaval em Portugal.

Loulé

Um dos melhores desfiles de Carnaval de Portugal é o de Loulé, sendo procurado não só por portugueses como também por turistas estrangeiros. Com muito humor e crítica, versam-se temas como a sociedade e o governo político atual.

Sesimbra

O Carnaval de Sesimbra conta com um vasto programa. Existem desfiles das escolas do concelho na sexta, do grupo feminino “Tripa Mijona” no sábado, o desfile de palhaços na segunda, de escolas de samba, o enterro do Bacalhau na quarta-feira de cinzas, etc.

Sines

O Carnaval de Sines foi o primeiro a incluir um corso noturno, misturando a crítica tipicamente portuguesa à folia tipicamente brasileira. O seu espetáculo intenso garante-lhe milhares de visitantes todos os anos, tornando-o num dos carnavais mais procurados de Portugal.

Elvas

O maior Carnaval do Alentejo é o de Elvas, o chamado Carnaval Internacional de Elvas. É uma referência regional, que atrai também turistas um pouco de todo o lado.

Açores

Na ilha Terceira realizam-se as danças e bailinhos de Carnaval, uma tradição encarada como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, que vai beber ao estilo teatral dos autos vicentinos. Em Ponta Delgada existe a tradição da batalha de limas, onde se travam duros combates com sacos de água e limas.

Consulte ainda destinos de Carnaval obrigatórios no estrangeiro.

Atualizado em 18/01/2016