Como Diminuir o Tamanho de um PDF

Existem vários métodos para diminuir o tamanho de um ficheiro PDF. Escolha a seguir o melhor para si.

Compactar ficheiros PDF online

Visite sites de compressão online de ficheiros PDF como o SmallPDF. Escolha ou arraste e largue o ficheiro PDF a comprimir no espaço indicado e espere a conclusão da compressão, salvando o novo PDF numa localização a gosto no computador.

Programas para compactar PDF

São vários os programas que permitem cortar ao tamanho de um ficheiro PDF. Entre essas ferramentas gratuitas encontra-se, por exemplo, o PDF Compressor.

Acrobat Reader

Se possui o Acrobat Reader Professional, pode abrir o PDF com este programa e no menu principal aceder a Document > Reduce File Size. Se selecionar uma versão anterior do programa na janela aberta, conseguirá diminuir o tamanho do PDF selecionado. Guarde o novo e mais pequeno ficheiro PDF.

Office 2010

Desde o Office 2010 que é possível guardar diretamente um ficheiro Office em PDF. Selecione Guardar Como > PDF > Otimizar para tamanho mínimo (publicação online).

Compactar ficheiro

Outra dica para diminuir um PDF no Windows é compactar o ficheiro. Se este tiver imagens, o tamanho total do ficheiro será reduzido. Selecione o ficheiro com o botão direito do rato e enviar para pasta comprimida (zipada).

Mac Preview

Abra o Preview e no menu Open, selecione o arquivo. No menu Arquivo escolha Export. Em Quartz Filter selecione Reduce File Size e salve o ficheiro.

Atualizado em 02/01/2014