10 Remédios Naturais para a Constipação

Quando está constipado pode recorrer a remédios caseiros para a constipação. Em vez de ir a correr à farmácia, tem sempre a opção de utilizar remédios naturais para a constipação.

Sumo de laranja

A vitamina C é a sua melhor amiga na altura C, no momento da constipação. Ela alivia as vias respiratórias, tendo uma ação antioxidante e fortificadora do sistema imunitário. Por uma questão de prática, pode comprar sumo de laranja e encher um copo com sumo constantemente.

Limão e mel  

Pode fazer chá ou sumo de limão com mel e beber 3 copos/chávenas por dia. Uma chávena de chá quente deve conter sumo de meio limão e uma colher de sopa de mel natural. Para melhor efeito aconselha-se acrescentar um pau de canela.

Chá de menta

Os fluídos são importantes para curar uma constipação. Outro chá que pode preparar é o de menta. Para fazer o próprio chá é preciso juntar 1 litro de água, 2 colheres de chá verde, 1 ramo de hortelã, sumo de 1 limão, 1 colher de açúcar e gengibre a gosto.

Alho e cebola

O alho é um remédio natural usado há seculos pelo homem pelas suas propriedades antibacterianas. Tanto o alho como a cebola atuam como antissépticos e antiespasmódicos, ajudando a reduzir febres e toxinas, e a aumentar a circulação sanguínea.

Água

Nesta altura de constipação deve diminuir o consumo de leite e dos seus derivados. Em compensação, deve apostar na água, que permite a resistência ao vírus, através da manutenção da humidade nas membranas mucosas da garganta e do nariz. Ela ajuda também à eliminação de toxinas. Gargarejar água com sal pode aliviar as dores de garganta.

Fruta

As frutas com vitamina C são as mais recomendadas nesta altura. Laranja, limão, maça, kiwi estão no top das frutas a consumir.

Vegetais

Os vegetais são ricos em vitaminas e fibras. As refeições na época das constipações devem ser reforçadas no capítulo dos vegetais.

Gengibre

O gengibre é um forte opositor à constipação e à tosse. Ele pode ser cortado em pedaços e cozido em água. Deve ser bebido ainda quente.

Publicado em 22/10/2014