Como Contar Histórias

Por:

Se deseja contar histórias a crianças mas não sabe bem como, preste atenção às seguintes dicas.

Escolha bem o local

O ambiente tem o seu peso na hora de contar histórias. Opte por um ambiente diferente do habitual e que vá mais de encontro à história. Se esta for passada na floresta, saía de casa ou da sala de aulas e vá para o jardim.

Posição ideal

Encontre uma posição confortável para o seu público e um lugar de destaque no meio dele para si.

Preparação da história

Leia a história as vezes necessárias até a conhecer inteiramente. A partir daqui pode então contar a história pelas suas próprias palavras, com o seu ritmo e com o tom que achar mais conveniente.

Estimular o interesse

Antes de começar a contar a história, levante o interesse do público e dê espaço para a imaginação deste trabalhar. Diga qual o título da história, o seu autor ou tema. Deixe-o escrever a história na cabeça por momentos e permita-o chegar a uma ideia de palco para histria, antes de iniciar o seu ato.

Seja confiante

Passe segurança com a sua história. Contar histórias deve ser um ato natural, todos contamos histórias diariamente de alguma forma, pelo que deve imaginar que as crianças que ouvem a sua história são as suas pessoas mais próximas (este passo é bastante fácil se as crianças forem os seus filhos e não os seus alunos).

Seja criativo

Para contar histórias de forma divertida utilize objetos e fantoches ou outro tipo de bonecos para dar vida às personagens e aos acontecimentos. As crianças agradecem. Ao vestir a pele das personagens, deve criar uma voz diferente para cada um delas.

Se algo não correr como esperado ou tiver uma branca, improvise. O improviso é importante para manter a atenção das crianças, sobretudo das mais pequenas.

Repita

Comece por contar uma história curta. Depois de bem dominada, alargue-a, por si mesmo. A repetião é fundamental para saber dominar a arte de contar histórias. Praticando poderá partir para diferentes versões da história, mais engraçadas ou assustadoras.

Muitas vezes serão as próprias crianças a pedir que repita a história, pelo que pode variar um pouco na interpretação. Lembre-se: a repetição é um modo de ensino para os mais pequenos e um meio de aperfeiçoamento para si.

Atualizado em 26/09/2013