Como Estar Atento nas Aulas

Por:

Existem diferentes métodos para estar atento nas aulas e manter a concentração. Escolha um ou vários dos seguintes métodos.

Manter uma postura correta

Sente-se direito na cadeira. Evite vergar as costas e colocar-se numa posição confortável.

Sentar-se perto do professor

Peça para se sentar numa cadeira da frente, perto do professor. Isto permite ouvir melhor o que é dito e estar mais vigiado pelo professor, evitando distrações dos colegas.

Participar nas aulas

Entre nas discussões da matéria para se manter envolvido na aula. Coloque o dedo no ar e responda às perguntas do professor ou coloque dúvidas. Ofereça-se para ler um texto ou para ir ao quadro resolver um exercício. Esta é uma forma de ser um dos alunos preferidos do professor.

Fazer anotações

Faça anotações da matéria. Se tirar apontamentos estará a obrigar-se a estar atento e a relacionar conteúdos dados. Se tem de fazer algo importante brevemente, aponte essa tarefa num papel para não se esquecer. Há um tempo para tudo. Dentro das aulas é para ouvir e para aprender. Depois das aulas tem tempo para o que quiser.  

Esconder distrações

Não tenha distrações por perto, como o telemóvel. Deixe apenas o caderno, o livro e a caneta ou lápis em cima da mesa.

Motivação

Estar atento nas aulas é uma questão de motivação. Auto motive-se todos os dias para prestar atenção ao professor. Sempre que reparar que está a divagar lembre-se do motivo pelo qual precisa de estar atento nas aulas, como tirar boas notas e passar de ano.  

Fora da sala de aula

Para estar atento nas aulas também deve ter cuidados fora da sala de aula. Isto implica dormir e descansar bastante, alimentar-se saudavelmente e praticar desporto. Não salte refeições como o pequeno-almoço nem faça noitadas de videojogos. Faça também os trabalhos de casa, num local calmo, sem distrações.

Atualizado em 03/12/2015