A estrutura de um trabalho escolar compreende:
- Capa
- Folha de rosto
- Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexos
Capa
A capa estabelece o primeiro contacto com o trabalho, pelo que merece especial atenção. Ela deve conter:
- o nome da escola
- o curso
- a disciplina
- o título do trabalho
- nome do aluno (autor/es)
- ano (data)
A capa pode ser ilustrada com uma imagem ajustada ao contexto, mas sem desvalorizar os outros elementos.
Folha de rosto
A folha de rosto pode apresentar:
- nome do(s) autor(es) do trabalho
- o título do trabalho
- um subtítulo
- local
- ano
Sumário
O sumário é a enumeração das principais divisões do trabalho, ou seja, é uma lista de títulos, subtítulos, capítulos ou secções, com referência às páginas onde se encontram.
Exemplo:
1 Introdução……………...............3
2 Fernando Pessoa…………….4
2.1 Biografia………………..........5
2.2 A Mensagem……………......6
3. Conclusão………………........8
4. Bibliografia…………...............9
5. Anexos………………............10
Introdução
A estrutura de um trabalho escrito está incompleta sem a parte inicial do texto, onde se deve apresentar o assunto e os objetivos do trabalho. Saiba mais sobre como fazer uma introdução.
Desenvolvimento
Esta é a parte principal do texto, onde se faz uma exposição do trabalho, explanando-se e ordenando-se o tema e toda a problemática tratada por secções e subsecções. Verifique como fazer um desenvolvimento.
Conclusão
Não se faz um trabalho escolar sem incluir uma conclusão, a parte final do texto. Aqui apresentam-se as ilações sobre o assunto, problemática e objetivos do trabalho. Veja também como fazer uma conclusão.
Bibliografia
Na bibliografia referem-se os elementos utilizados como fonte de estudo e como base de dados para a realização do trabalho. Para qualquer dúvida sobre esta parte do trabalho consulte o artigo: como fazer uma bibliografia.
Anexos
Para completar a informação do trabalho podem ser colocados no final alguns anexos como fotografias, mapas, gráficos ou textos relevantes (sendo necessário fazer referência aos mesmos previamente ao longo do trabalho).
Os elementos requeridos da estrutura de um trabalho escolar podem depender de professor para professor, pelo que é necessário ter sempre em atenção os requerimentos estabelecidos pelo professor.