Flor de Natal

Por:

A poinsétia, flor de Natal ou estrela de Natal, é uma planta muito utilizada com fins decorativos na época natalícia, cujas folhas largas podem assumir diversas cores.

É originária do México, florescendo no solstício de Inverno, que coincide com o Natal.

Flor de Natal: cuidados a ter

  • A flor de Natal é uma planta tóxica (de baixo grau de toxicidade), pelo que a deve manter fora do alcance das crianças e dos animais. Não provoca a morte mas pode causar inflamações, dor, comichão, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, irritações na pele, dificuldades na visão. A sua ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.
  • É uma planta de interior, mas também pode ser plantada no exterior, onde cresce como arbusto até 4 metros de altura, se não for podada.
  • Deve ser colocada num local da casa sem correntes de ar ou temperaturas muito baixas, de preferência com suficiente luz natural (se for bom para si para ler, para a planta é suficiente), mas também a deve proteger do calor e excessiva luz direta.

Como tratar da Flor de Natal

  • Para crescer na plenitude da sua beleza a flor de Natal necessita de um solo bem drenado. O ideal é um solo solto, com adição de areia lavada ou substrato para vasos.
  • Deve regar a planta três ou mais vezes por semana, mas é aconselhável verificar o solo diariamente, adicionando água sempre que este se encontra seco. Porém, não regue em exagero: se a terra ficar encharcada a raiz pode apodrecer e a planta morrer.
  • As “flores" desta planta são na realidade folhas brácteas, bastando apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.
  • Quando se encontrar na época de floração (normalmente no Inverno), pode adicionar uma colher de chá de fertilizante à água de rega e aplicar duas vezes por mês a solução. Depois de estar florida deve-se regar com menos água. A planta ficará com as folhas espaçadas e descaídas, pelo que a deve manter mais compacta.
  • No fim da Primavera pode colocar o vaso enterrado até meio no jardim: o sol fará com que ela floresça com esplendor, mas traga-a de novo para casa antes dos tempos frios.

Lenda da Flor de Natal

A flor de Natal também se associa à quadra natalícia graças a uma lenda mexicana que refere que uma menina pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, testemunha a transformação destes ramos em lindas flores vermelhas no seio da congregação que declara o acontecimento um milagre.

Fotos de dietadeporte
Atualizado em 20/11/2015