O que Deve Fazer no seu Ano de Finalista

Por:

Pois é. O final do curso universitário aproxima-se. Para o bem e para o mal. A questão que se levanta é: o que fazer neste último ano de estudos? Estas são algumas ideias.

Aproveitar 

Um finalista deve aproveitar ao máximo o seu último ano e todas as oportunidades que a universidade lhe concede. O modo de vida mudará bastante com o final dos anos académicos.

Estudar

Naturalmente que um aluno tem de estudar bastante durante um curso, sobretudo no último ano, o ano de despedida do ensino superior. É um derradeiro esforço. Neste último ano pode até ser útil estudar no estrangeiro, aproveitando a última oportunidade para se conhecer e viver num novo país por intermédio da universidade. 

Estagiar

Um estágio é uma ferramenta de teste importante para a vida profissional. Ele pode até ser uma oportunidade de emprego, dependendo das necessidades da entidade recetora do estagiário. Um finalista deve procurar estagiar no seu último ano (quando o estágio não é obrigatório) e aprender ao máximo com esta experiência profissional.  

Viajar

Um finalista têm várias razões para viajar agora que o curso universitário termina. Se as economias o permitirem e os colegas de cursos se constituírem como grandes amizades, é de equacionar marcar presença na viagem de finalistas ou num dos vários festivais de verão em Portugal.

Cerimónias

Algumas cerimónias da universidade são especialmente dedicadas aos finalistas. Parece até indelicado não querer participar nas mesmas, mas cada finalista é que sabe da importância que estas cerimónias representam para si.

Procurar emprego

Geralmente existe uma demorada espera entre o final do curso universitário e a entrada no mundo do trabalho. Uma recomendação para o finalista é começar a procurar emprego ainda durante o seu último ano de estudos, contando já com a finalização do curso dentro em breve, para conseguir encontrar emprego mais rapidamente. 

Atualizado em 28/04/2015