Raças Portuguesas de Cães

Ao todo, são 10 as raças portuguesas de cães. Contudo, apenas 8 delas foram reconhecidas pelo Clube Português de Canicultura e pela Federação Cinológica Internacional.

Lista de Raças Portuguesas de Cães

Cão da Serra de Aires

A origem do Cão da Serra de Aires não reúne consenso, existindo diferentes teorias quanto aos seus antepassados. De porte médio e com um pelo duro e comprido, que se assemelha ao da cabra, o Serra de Aires é exímio na condução e vigia do gado.

Cão da Serra de Aires

A raça é especialmente popular no Alentejo, sendo conhecida e apreciada pela sua vivacidade e inteligência.

Cão de Fila de São Miguel

Cão de Fila de São Miguel

De pelo curto, denso e áspero, o Cão de Fila de São Miguel surgiu na ilha de São Miguel, nos Açores, sendo um cão de guarda e de condução de gado por excelência. O porte do Cão de Fila é médio e o seu temperamento, embora possa ser agressivo para estranhos, é extremamente dócil para com os donos.

Cão da Serra da Estrela

Serra da Estrela - Raças Portuguesas de Cães

O Cão da Serra da Estrela é uma das raças mais antigas de toda a Península Ibérica e, desde logo, cativou a atenção dos pastores pela valentia com que defendia os rebanhos dos lobos e raposas. Atualmente, é uma das raças portuguesas mais populares, sendo o Serra da Estrela visto como um cão extremamente leal e dócil, ainda que saiba fazer uso do seu porte poderoso, para defender quintas e habitações.

Cão de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro

Da Serra da Peneda, mais propriamente da aldeia de Castro Laboreiro, chega a raça com o mesmo nome. A par do Serra da Estrela, o Cão de Castro Laboreiro faz parte das raças portuguesas mais antigas e é conhecido pelas suas vocalizações características. Apesar do ladrar alto e forte, e da sua expressão severa, o Castro Laboreiro é um cão dócil, brincalhão e bastante familiar.

Rafeiro do Alentejo

Rafeiro Alentejano

De corpulência robusta, de pelo curto e espesso, acredita-se que o Rafeiro do Alentejo tem origens em cruzamentos de cães Serra da Estrela com cães do Alentejo. Sendo um cão imponente, forte e agressivo para estranhos, rapidamente se tornou num excelente cão de guarda, sendo ainda muito utilizado para vigiar herdades e quintas, especialmente na planície alentejana. Ainda que seja uma das raças portuguesas mais imponentes, o Rafeiro do Alentejo consegue ser um amigo fiel e dócil, especialmente para crianças.

Podengo Português

Podengo Português

Trazido pelos Fenícios e Romanos para a Península Ibérica, o antepassado do Podengo foi cruzado com os cães dos mouros, dando origem ao atual Podengo Português. Podengo Pequeno, Podengo Médio e Podengo Grande são as três variantes desta raça, que alterna entre o pelo liso e o pelo cerdoso. Utilizados como cães de caça e de guarda, os Podengos são dotados de grande inteligência, sendo uma raça bastante popular, especialmente no norte do país.

Perdigueiro Português

Perdigueiro Português

Altamente sociável, afetuoso e leal, o Perdigueiro Português é muito mais que um cão de caça, sendo um magnífico cão de companhia. O seu temperamento fácil faz desta raça uma boa companhia, tanto para crianças como para outros animais. De porte médio e robusto, é um cão altamente sensorial, com capacidades notáveis para a caça. Ainda assim, não é recomendável como cão de guarda.

Cão d’Água Português

Cão Água Português

O Cão d’Água é oriundo do litoral português, tendo-se fixado na região do Algarve, onde acompanhava os pescadores diariamente, para os auxiliar nas mais diversas funções. Atualmente, deixou de ser necessária a tosquia do pelo longo e encaracolado, já que a raça é utilizada apenas como cão de companhia. De temperamento meigo, inteligente e muito obediente, o Cão d’Água é um ótimo nadador, sendo o companheiro ideal para quem gosta de praticar desportos náuticos.

As raças Barbado da Terceira e Cão de Gado Transmontano encontram-se ainda em processo de reconhecimento, por parte da Federação Cinológica Internacional.

Só nas últimas décadas é que as raças portuguesas de cães começaram a ganhar notoriedade e a conquistar países além-fronteiras.

Inicialmente populares pelas suas capacidades de trabalho, com especial destaque para as atividades de condução e vigia de gado, as raças de cães portuguesas são agora igualmente reconhecidas e procuradas pelos temperamentos dóceis e pela forma leal e afetuosa como que se ligam aos seus donos. Descubra qual a raça de cães ideal para si.

Também lhe pode interessar:

Atualizado em 24/08/2015