Significado de Caixa de Pandora

Por:

O significado de Caixa de Pandora relaciona-se com o mito grego de Pandora, a primeira mulher, criada a mando de Zeus. Na sua essência, o significado de Caixa de Pandora prende-se na origem de todos os males que assolam a humanidade.

A caixa era na verdade um grande jarro dado a Pandora, para entregar a Epimeteu, irmão de Prometeu, que tinha roubado o segredo do fogo aos deuses. Apesar de avisada para não o abrir, Pandora não resistiu à curiosidade e deixou escapar todas as desgraças que se alastraram rapidamente pelo mundo, ficando apenas um item no frasco: a esperança.

Expressão Caixa de Pandora

O significado de Caixa de Pandora hoje em dia é de criar um mal que não pode ser desfeito. A expressão utiliza-se em sentido figurado, quando algo aparentemente inocente se revela no fundo como uma fonte de malefícios.

Pandora foi criada com todos os dons dos deuses (é esse o significado do seu nome: “pantôn dôra”), e apesar de libertar desgraças sobre o mundo, ela também introduziu a força e a beleza. Desde que a caixa foi aberta o ser humano pode melhorar a sua condição enfrentando as adversidades. Esta é uma metáfora que tenta explicar conceitos relacionados à natureza feminina, como a beleza, a sensualidade e o poder de dissimulação e de destruição.

Para chegar ao significado de Caixa de Pandora podemos ler a Ilíada, onde Homero conta que existem dois jarros na casa de Zeus, uma guardando os bens e outra os males, ou a Teogonia de Hesíodo, que anuncia por sua vez que sem a mulher a vida do homem é impraticável, descrevendo Hesíodo Pandora como um "mal belo".

Este mito pode ser relacionado com a queda de Adão e Eva relatada na Bíblia. Tanto o fruto proibido como a Caixa de Pandora condenaram a humanidade a uma vida repleta de sofrimentos.

Atualizado em 21/04/2016