Solstício de Inverno

Por:

O solstício de inverno é um fenómeno astronómico que marca o início do inverno. No hemisfério norte o solstício de inverno acontece por volta do dia 21 de dezembro e no hemisfério sul por volta de 21 de junho.

Solstício de Inverno 2016

Em 2016, o solstício de inverno acontece às 10:44 do dia 21 de dezembro em todo o hemisfério norte.

Datas e horas do Solstício de Inverno

  • Em 2016, no dia 21 de dezembro às 10:44
  • Em 2017, no dia 21 de dezembro às 16:28
  • Em 2018, no dia 21 de dezembro às 22:23

O que acontece no Solstício de Inverno?

O solstício de inverno ocorre quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Ele marca a passagem do outono para o inverno e o início do signo de Capricórnio. No hemisfério norte, a noite de 21 de dezembro (ou 22, depende do ano) é a mais longa do ano inteiro e a partir desta data os dias começam a crescer.

O que quer dizer Solstício de Inverno?

A palavra “solstício” tem origem no Latim e está associada à ideia de que o sol fica estacionário ao atingir essas posições. Provém da junção das palavras “sol” e “sistere” (que não se move).

Além de marcar a entrada no trópico de Capricórnio, o solstício de inverno define o dia mais pequeno do ano e assinala o início da estação mais fria de todas, uma estação que se prolongará até ao próximo equinócio.

Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que a associavam simbolicamente ao nascimento, ao início da vitória da luz sobre a escuridão. Era festejada pelos pagãos em eras pré-cristãs. Mais tarde o Natal passou a ser festejado a 25 de dezembro, de forma a coincidir com o solstício de inverno, que simbolizava o nascimento de “deus sol”.

Também lhe pode interessar:

Atualizado em 04/03/2016