Como Dar Más Notícias aos Pacientes

Como dar más notícias aos pacientes e aos seus familiares é uma importante questão. Quando se trata de algo tão importante como a saúde, é preciso medir o peso de todas as palavras que são ditas e de todos os gestos que são feitos.

Privacidade

A comunicação de más notícias deve ser feita num local privado, num sítio com lugares sentados e com água. Ela deve ser feita também com tempo para se responder a todas as dúvidas geradas.

Tom

O tom da comunicação deve ser suave mas firme, utilizando-se uma linguagem simples (sem linguagem técnica) para uma boa perceção da mensagem. O toque e a proximidade física podem ajudar a transmitir solidariedade. A mensagem deve ser comunicada aos poucos, com pausas, para o paciente inteirar-se de toda a situação.

Diagnóstico e prognóstico

Deve ser comunicado o diagnóstico e o prognóstico ao paciente. A realidade tem de ser confrontada e explicada ao paciente, dizendo-se todas as opções e cenários existentes. Nada deve ser ocultado (tratamento, efeitos secundários, hipóteses de sobrevivência, etc.). Demonstre disponibilidade, dizendo onde e como pode ser encontrado de hoje em diante.

Informações claras

Por pior que seja o panorama, a mensagem deve ser claramente passada, com todas as informações pertinentes para o tratamento. Um pouco de esperança e de compaixão na comunicação da mensagem ajudam o paciente a aderir ao tratamento.

Apoio

O médico é a primeira fonte de esperança do paciente, mesmo no cenário mais obscuro. Ele deve ouvir os anseios do paciente e incentivá-lo no seu tratamento, atenuando a sua solidão e o seu negativismo. Preste o seu apoio em todas as fases do tratamento.   

Atualizado em 30/03/2015