O que são QR Codes

Os QR Codes são códigos 2D com a forma de um quadrado preenchido por formas brancas e pretas. Estes códigos são utilizados para transportar o utilizador para conteúdos multimédia e aparecem várias vezes em revistas e publicidade. O software de leitura de QR Codes para smartphones tem cativado inúmeros utilizadores.

Leitura de QR Codes

Os QR codes não precisam de leitores especiais para serem lidos; para isso, basta um smartphone com câmara e o software de leitura deste tipo de códigos instalado. Os leitores destes códigos são, por norma, gratuitos e podem ser descarregados para o seu smartphone através da sua loja de aplicações. Uma das aplicações mais fáceis de utilizar para ler códigos QR - disponível no Android Market - é o Barcode Scanner.

O Barcode Scanner lê códigos de barras normais de diversos produtos - mostrando preços e reviews sobre os mesmos - e códigos QR. Depois de instalado, basta abrir a aplicação e apontar a câmara para os códigos de barras e QR que encontrar. Depois disso, o Barcode Scanner mostra-lhe o que é que o código representa. O código permite-lhe abrir a ligação ou partilhá-la por e-mail ou via sms.

Note-se que, feitas as contas, para dar uso a estes códigos é necessário que tenha uma ligação à internet. De outra forma torna-se impossível ser reencaminhado para a página online a que o código diz respeito.

Para criar o seu próprio código QR basta fazer uma pesquisa no google por QR code generator. Estes códigos também podem ser lidos através de um computador com webcam.

De Onde Surgiram os QR Codes

Os códigos QR foram criados por uma empresa japonesa, a Denso Wave. A fabricante de componentes elétricos para veículos começou por utilizar estes códigos na catalogação das fases de construção dos automóveis. Hoje em dia, os códigos QR servem para muitas mais finalidades e podem ser criados pelo utilizador para partilhar todo o tipo de coisas: fotogalerias, músicas, vídeos, etc.

Atualizado em 20/09/2012