7 Truques para Não Ganhar Peso este Natal

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Nos almoços e jantares de natal, as tentações gastronómicas são tantas e tão variadas, que fica difícil decidir quais os alimentos que não devemos comer.

Aprenda algumas dicas para não ganhar peso no Natal e evitar surpresas desagradáveis quando se pesar.

1. Crie uma regra para os jantares de natal

Na verdade, os jantares de natal contribuem mais para o aumento de peso comparativamente com a ceia de natal. Em muitos casos, o buffet é uma tentação a que poucos conseguem resistir, acabando por ingerir grandes quantidades de comida. Para evitar isto, estipule uma regra para controlar a comida que ingere. Por exemplo, se comer entrada não pode comer sobremesa e vice-versa ou opte por começar a refeição sempre com uma sopa ou salada.

2. Reduza o tamanho das sobremesas

Se é daqueles que gosta de experimentar toda a variedade de sobremesas de Natal disponíveis, reduza a quantidade e dê preferência às frutas e queijos. Conheça os doces de Natal mais e menos calóricos.

3. Corte na quantidade de açúcar das sobremesas

Ao preparar as sobremesas de natal, corte 30 a 35% da quantidade de açúcar indicada na receita. Se preferir pode optar por usar produtos light ou preparar as sobremesas com métodos mais saudáveis. Por exemplo, em vez de fritar as rabanadas, opte por tostá-las no forno.

4. Ingira bastante legumes

Acompanhe o bacalhau cozido com bastantes legumes cozidos, como cenoura, couve, couve-flor ou brócolos e tempere de forma moderada com sal, azeite e vinagre. Para reduzir as calorias ingeridas, evite a batata e o pão.

5. Coma lentamente

Por norma, os jantares de natal demoram bastante tempo e são uma oportunidade para confraternizar. Uma técnica para ficar satisfeito mais rapidamente e comer menos é mastigar bem os alimentos e de forma lenta, fazendo pausas no decorrer da refeição.

6. Faça exercício

Por mais compromissos e afazeres que tenha agendados, não deixe de fazer exercício durante o mês de dezembro. Mesmo nos dias de festa, como no dia de Natal e no dia de Ano Novo, esforce-se por caminhar um pouco após as refeições. Em janeiro é tempo de treinar mais e perder as gramas, ou quilos, que ganhou nas festas natalícias.

7. Guarde a comida que sobra

Com tanta comida para provar é provável que haja desperdício. Para não ter de comer sobras até ao Dia de Reis, coloque a comida em recipientes e congele ou ofereça a instituições de solidariedade social. No caso dos doces, uma solução é oferecer aos colegas de trabalho.

Atualizado em 11/11/2015