Calendário Lunar

O calendário lunar baseia-se nas fases da lua, sendo que um ano é composto por 12 lunações de 29 dias e 12 horas.

No total, o calendário lunar perfaz 354 ou 355 dias, o que equivale a desfasamento de 11 dias em relação ao calendário solar, pelo que necessita de ajustes regulares, através da inclusão de dias extra.

Calendário Lunar 2015

calendario lunar

Ainda que não existam provas científicas, a influência da lua nas pessoas e na natureza é tida em conta desde os primórdios da humanidade, acreditando-se que as diferentes fases da lua determinam as emoções e grande parte dos fenómenos naturais.

Por esse motivo, o calendário lunar é usado como referência para os mais diversos fins, como para saber qual a lua mais favorável para pescar, para semear, para cortar o cabelo ou mesmo para futuras mães preverem a data do parto.

Calendário Lunar e as Marés

Na origem dos movimentos cíclicos das marés reside a força gravitacional exercida entre a lua, a Terra e sol. As suas posições determinam o comportamento do nível do mar, existindo, por isso, as marés vivas e as marés mortas. Assim, o calendário lunar serve de referência a muitos pescadores, que preferem as fases de quarto minguante e quarto crescente, em que a corrente é menor, aumentando a produtividade da pesca. Contudo, é necessário ter em conta outros fatores, como os locais de pesca e a espécie de peixe em questão.

Calendário Lunar e a Agricultura

Saber qual a melhor lua para semear é algo que, entre os agricultores, nunca caiu em desuso. Observar as diferentes fases da lua e trabalhar de acordo com elas pode fazer a diferença entre uma boa ou uma má colheita. Para isso, existem calendários lunares de agricultura, onde é possível saber, por exemplo, que a lua cheia é a melhor fase para plantar alface, enquanto a lua nova é a mais favorável para os coentros.

Calendário Lunar e a Gravidez

Ainda nos dias de hoje, é comum grávidas recorrem ao calendário lunar, de modo a conseguirem uma previsão da data do parto, que, na maioria das vezes, difere da data apontada pelo médico. Esta diferença baseia-se no facto de, segundo o calendário lunar, ser necessário contar 9 lunações a partir da data da conceção, enquanto os médicos contam as semanas a partir da data da última menstruação. Ainda que não esteja comprovado cientificamente, acredita-se que os dias de mudança de lua, bem como os de lua cheia, são as alturas mais prováveis de se darem os partos.

Calendário Lunar e o Corte de Cabelo

O calendário lunar também tem influência sob o crescimento do cabelo, isto se levarmos a peito o que diz a sabedoria popular.

Calendários Lunares Online

Atualizado em 18/11/2015

Últimas Atualizações