O calendário lunar baseia-se nas fases da lua, sendo que um ano é composto por 12 lunações de 29 dias e 12 horas.
No total, o calendário lunar perfaz 354 ou 355 dias, o que equivale a desfasamento de 11 dias em relaço ao calendário solar, pelo que necessita de ajustes regulares, através da inclusão de dias extra.
Calendário Lunar 2015
Ainda que não existam provas científicas, a influência da lua nas pessoas e na natureza é tida em conta desde os primórdios da humanidade, acreditando-se que as diferentes fases da lua determinam as emoções e grande parte dos fenómenos naturais.
Por esse motivo, o calendário lunar é usado como referência para os mais diversos fins, como para saber qual a lua mais favorável para pescar, para semear, para cortar o cabelo ou mesmo para futuras mães preverem a data do parto.
Calendário Lunar e as Marés
Na origem dos movimentos cíclicos das marés reside a força gravitacional exercida entre a lua, a Terra e sol. As suas posições determinam o comportamento do nível do mar, existindo, por isso, as marés vivas e as marés mortas. Assim, o calendário lunar serve de referência a muitos pescadores, que preferem as fases de quarto minguante e quarto crescente, em que a corrente é menor, aumentando a produtividade da pesca. Contudo, é necessário ter em conta outros fatores, como os locais de pesca e a espécie de peixe em questão.
Calendário Lunar e a Agricultura
Saber qual a melhor lua para semear é algo que, entre os agricultores, nunca caiu em desuso. Observar as diferentes fases da lua e trabalhar de acordo com elas pode fazer a diferença entre uma boa ou uma má colheita. Para isso, existem calendários lunares de agricultura, onde é possível saber, por exemplo, que a lua cheia é a melhor fase para plantar alface, enquanto a lua nova é a mais favorável para os coentros.
Calendário Lunar e a Gravidez
Ainda nos dias de hoje, é comum grávidas recorrem ao calendário lunar, de modo a conseguirem uma previsão da data do parto, que, na maioria das vezes, difere da data apontada pelo médico. Esta diferença baseia-se no facto de, segundo o calendário lunar, ser necessário contar 9 lunações a partir da data da conceção, enquanto os médicos contam as semanas a partir da data da última menstruação. Ainda que não esteja comprovado cientificamente, acredita-se que os dias de mudança de lua, bem como os de lua cheia, são as alturas mais prováveis de se darem os partos.
Calendário Lunar e o Corte de Cabelo
O calendário lunar também tem influência sob o crescimento do cabelo, isto se levarmos a peito o que diz a sabedoria popular.