Carta de Reclamação

Por:

A carta de reclamação é um documento que serve como prova da sua insatisfação para com um serviço, podendo ser fundamental para resolver o seu problema.

Como escrever uma carta de reclamação

Inclua os seguintes elementos na sua carta de reclamação:

  • O nome e o endereço do remetente (identifique bem quem escreve a carta)
  • O nome e o endereço do destinatário (a quem é dirigida a reclamação)
  • O local e a data
  • Uma exposição clara e breve do problema e dos factos
  • O que pretende da outra parte
  • O que pensa fazer se o seu pedido não for atendido (sem ser insultuoso)
  • Um pedido de resposta
  • Referência a eventuais documentos anexos à carta (faturas, recibos, contratos, nunca enviando os originais mas sim cópias)
  • Assinatura

Não se esqueça de escrever a carta à máquina ou no computador, e de enviá-la em correio registado com aviso de receção. Guarde cópia do envio.

Modelo de carta de reclamação

Nome e morada completa do remetente

Nome e morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: (Descrição sucinta do motivo da carta)

(Ex: Faturação indevida)

Exmos. Senhores,

1º parágrafo
(introdução: objetivo/propósito da carta)

(Ex: Na qualidade de titular do contrato nº ..., venho por este meio contestar a cobrança de sucessivas chamadas internacionais para o Japão, no valor de ... € (por extenso) conforme consta da vossa fatura nº ..., relativa ao período de .... a ...... de...)

2º parágrafo
(motivo/termos da reclamação/caracterização da situação atual)

(Ex: Tendo em conta que me encontrava de férias fora do país durante esse período inteiro e que não entreguei a chave da minha residência a ninguém, não entrando lá ninguém, nem conhecendo eu alguém no Japão, não vejo como possam ter sido efetuadas as ditas chamadas, estando convicto que existe um erro na faturação.)

3º parágrafo
(Conclusão: pedido de regularização/proposta de solução da situação)

(Ex: Desta forma, peço uma averiguação pelos vossos serviços técnicos da possibilidade de erros de contabilização nas chamadas. Informo ainda que, neste mesmo dia, foi enviada uma cópia desta carta à Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações).

Despedida

(Ex: Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,)

Assinatura

Anexos

(Ex: Fotocópias da fatura nº…)

Atualizado em 11/02/2013