Como Escolher um Colchão

Saber como escolher um colchão é bastante importante, já que um terço da vida é passado num colchão e que a saúde da pessoa depende deste: um fraco repouso pode aumentar o stress e o peso, levar a perda de memória e concentração, a mau humor, dores de cabeça e no corpo, etc.

Como escolher o colchão ideal

O colchão ideal é aquele que garante o máximo conforto, durabilidade e bem-estar. Ele tem de ser sempre confortável, isolar o suficiente para dar uma sensação de agasalho e permitir ventilação para arredar a humidade. O colchão deve ser adequado ao peso e altura de cada pessoa, oferecendo sustentação suficiente para suportar todo o peso do corpo sem ceder.

Existem inúmeros tipos de colchões, desde os tradicionais colchões de molas (colchões de molas contínuas, colchões de mola ensacada e colchões de molas bicónicas) aos colchões de núcleo (colchões de látex, viscoelástico e outras espumas).

Deve optar por um colchão firme, mas suficiente suave para que se adapte ao seu perfil e às curvas da sua coluna. Os colchões rígidos ou muito moles são prejudiciais à coluna. Os modelos com molas de aço são confortáveis e adaptam-se à pressão exercida, tanto por indivíduos pesados como leves.

Os casais devem ter cuidados especiais na escolha do colchão ideal.

Dicas para escolher um bom colchão

O fundamental é visitar várias lojas, experimentar diversos colchões e comparar os preços e garantias (geralmente 10 anos de garantia), até encontrar o colchão que vai mais ao encontro do desejado. Antes da compra deve-se definir um valor limite a pagar pelo colchão. Porém, se não se encontrar o colchão ideal, é melhor desembolsar um pouco mais de dinheiro porque é uma compra bastante importante. Mais vale comprar algo de qualidade/durabilidade inquestionável.

Manutenção de colchões

Para manter colchões em boas condições, evitando deformações permanentes, é necessário virá-lo, tanto a face de cima para baixo, como a parte dos pés para a cabeceira. O ideal é fazer este procedimento uma vez por mês.

Normalmente, ao fim de 8 a 10 anos de utilização sem estes cuidados, os colchões devem ser substituídos, pois perdem firmeza e altura.

Diariamente, deve dar algum tempo à cama para arejar, combatendo assim a humidade.

Atualizado em 20/11/2013