Cores Litúrgicas e o seu Significado

Por:

Ao longo do calendário litúrgico encontram-se diferentes cores litúrgicas nas cerimónias religiosas, cada uma com o seu significado. Estas cores litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana estão regulamentadas no nº. 346 da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR).

Branco

O branco é um sinal de alegria, ressurreição, pureza, luz e vitória. Usa-se na Páscoa, no Natal, nas Festas da Virgem Maria, nas Festas do Senhor (menos na Paixão) e dos santos não mártires.

Vermelho

É o fogo do Espírito Santo, logo a cor usada no Pentecostes. Na sexta-feira Santa (da Paixão) e do domingo de Ramos é a cor dos mártires, simbolizando o sangue e a caridade inflamante.

Verde

Símbolo de esperança de vida eterna, natureza. Utiliza-se nos domingos normais e nos dias da semana do Tempo Comum.

Roxo

Simboliza penitência, serenidade e preparação. Usa-se assim na Quaresma (onde espelha a penitência) e no Advento (onde simboliza recolhimento, purificação).

Rosa

O rosa anuncia uma breve pausa, um pouco de alívio no sofrimento da penitência da Quaresma e na preparação do Advento. É uma diminuição do roxo das épocas anteriores. Esta alegria contida pode ser vestida no terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma.

Preto

Já o negro representa luto, a tristeza e a escuridão do sepulcro. Pode-se usar nas missas pelos mortos, na celebração do Dia dos Fiéis Defuntos e nas suas missas dos Fiéis Defuntos (onde também se pode utilizar o roxo).

Azul

O azul sinaliza o manto azul de Nossa Senhora, a pureza e beleza. É vestido na Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal (a 8 de Dezembro). Foi um privilégio atribuído pela Santa Sé a Portugal.

Dourado

Cor das grandes solenidades litúrgicas, como a Páscoa e o Natal, referenciada no antigo IGMR, onde se lia que em dias de maior solenidade podiam ser usadas vestes litúrgicas mais nobres, mesmo que não fossem da cor do dia. Assim, o dourado era usado em grandes festas, em substituição de qualquer cor, menos do preto. Entretanto caiu em desuso.

Publicado em 19/08/2014

Últimas Atualizações