Maiores Religiões do Mundo

Por:

Com tantas crenças dispersas pelo globo torna-se difícil delinear as maiores religiões do mundo e acompanhar o sua constante disseminação. No entanto, com base no site adherents, com mais de 40 mil estudos religiosos, estas são as maiores religiões do mundo.

Lista das maiores religiões do mundo

1. Cristianismo: 2.1 biliões

Esta religião de tradição abraâmica é a maior do globo, predominando no mundo ocidental (Europa, Américas e Oceania), África subsaariana, Filipinas, Timor-Leste, Sudeste da Ásia. É também a rainha das maiores religiões em Portugal.

2. Islamismo: 1.5 biliões

Estima-se que em vinte anos um quarto da população mundial será muçulmana. Para já prevalece no Médio Oriente, Norte de África, Ásia Central, Sul da Ásia, África Ocidental, Arquipélago Malaio, possuindo grandes comunidades noutros pontos do mundo.

3. Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões

Não sendo propriamente uma religião este grupo aparece na lista das maiores religiões do mundo pelo seu enorme tamanho. Predomina no mundo ocidental mas existem minorias ao redor do mundo.

4. Hinduísmo: 900 milhões

Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Edificaram o maior monumento religioso do planeta, o templo Angkor Wat, com cerca de 40km2 no Camboja, mas depois foi convertido em mosteiro budista.

5. Religião tradicional chinesa: 394 milhões

A "Religião Tradicional Chinesa" engloba vários grupos religiosos da China, como o Confucionismo, o Taoísmo, e diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China.

6. Budismo: 376 milhões

A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda, procura a realização plena da natureza humana e impera nos países do sudeste asiático, Sul da Ásia, Ásia Oriental e Austrália.

7. Indígena: 300 milhões

Alternativamente denominados de "religiosos tribais, religiosos étnicos," ou " animistas ", estes devotos chegam aos 300 milhões espalhados pelo mundo.

8. Religião tradicional africana e diaspórica: 100 milhões

Mais do que práticas tribais engloba crenças e tradições culturais que se alastraram não só pela África como pelo globo, com a deslocação da população africana.

9. Sikhismo: 23 milhões

Baseado nos ensinamentos de Guru Nanak, o Sikhismo foi fundando no séx. XVI, surgindo em Punjab, na Índia. É uma doutrina monoteísta que conta com 23 milhões de seguidores.

10. Cheondoísmo: 19 milhões

O cheondoísmo é a principal religião da Coreia do Norte e torna-se cada vez mais popular na Coreia do Sul. Baseia-se no movimento donghak fundado por Choe Je-u no século XIX.

11. Espiritismo: 15 milhões

A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases desta doutrina, surgida na França e difundida pelo mundo com a obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). A maior comunidade espiritista encontra-se no Brasil.

12. Judaísmo: 14 milhões

A maior parte dos judeus do mundo encontra-se em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazi.

13. Fé Bahá'í: 7 milhões

A Fé Bahá'í é uma religião monoteísta fundada por Bahá'u'lláh na Pérsia, no século XIX. Enfatiza a unidade espiritual da humanidade.

14. Jainismo: 4.2 milhões

O jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo (que também proclama a ausência da necessidade de Deus como criador).

15. Xintoísmo: 4 milhões

Xintoísmo é o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão. Agrega práticas espirituais oriundas de variadas tradições pré-históricas japonesas.

16. Cao Dai: 4 milhões

Cao Dai ("Morada Alta" em vietnamita) ou Caodaísmo, é uma religião sincrética e monoteísta relativamente nova. Fundada em Tay Ninh, no sul do Vietname, em 1926.

17. Zoroastrismo: 2.6 milhões

Durante a década de 1990 foi listada no Guinness Book of World Records como a "grande religião mais próxima da extinção". Hoje em dia conta com 2,6 milhões de seguidores.

18. Tenrikyo: 2 milhões

É uma religião monoteísta originada a partir das revelações feitas a uma mulher japonesa chamada Miki Nakayama. Fora do Japão tem seguidores no Havai, Brasil, Taiwan e Coreia do Sul.

19. Neopaganismo: 1 milhão

Neo-Paganismo é o termo utilizado para os modernos revivalismos de antigas tradições étnicas e mágicas. Incorpora Wicca, Druidismo, Asatru, e Neo-religião nativa americana.

20. Unitário-Universalismo: 800 mil

Esta é uma religião liberal formada nos Estados Unidos pela junção dos Unitaristas e dos Universalistas, em meados do século XX.

21. Movimento Rastafári: 600 mil

O rastafarianismo proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). O movimento rastafári espalhou-se pelo mundo com a imigração jamaicana e o interesse gerado pelo ritmo reggae, principalmente com Bob Marley.

22. Cientologia: 500 mil

A cientologia é um sistema de crenças erigido em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard. Dentro dos seus 500 mil seguidores inclui variadas figuras públicas como Tom Cruise e John Travolta.

Atualizado em 13/08/2015

Últimas Atualizações