Cuidados a Ter Após uma Cirurgia aos Animais

Por:

Depois do seu animal ter sido submetido a uma cirurgia no veterinário, deve ter alguns cuidados com ele, para garantir o sucesso da operação.

No local

Antes de vir embora com o seu animal de estimação, deve questionar o veterinário sobre o que o animal pode comer e beber e quando, se existe medicação a tomar e quando a tomar, se é preciso regressar para tirar os pontos, se tem de trocar curativos ou se existe algum cuidado a ter em especial com o animal.

No regresso a casa

No transporte do animal deve preocupar-se em manter este quente, com uma manta por exemplo. Evite conduzir a grande velocidade e passar por depressões na estrada.

Em casa

Em casa prepare um local limpo, calmo e aconchegado para o animal. O espaço deve ser também limitado, para que o animal não se mexa muito. Como ele não consegue subir escadas, camas ou sofás, coloque-o num local baixo, que não lhe exija esforços. Não o deixe sair de casa de um a dois dias, consoante recomendação do veterinário.

Os gatos devem permanecer dentro de casa, com acesso à comida, à caixa de areia e a água. Os cães só devem ser levados a passear 24 horas depois de regressarem a casa (nestas 24h só devem sair para fazer as necessidades). Só quando os pontos forem retirados é que se deve passear o cão sem trela.

Não deixe o animal coçar ou lamber a ferida para ele não romper os pontos. Uma roupinha ou um colete podem ser necessários para ele deixar os pontos cirúrgicos em paz. Normalmente as feridas cicatrizam rápido se mantidas secas e limpas, preferindo-se deixar as feridas em contacto com o ar, em vez de tapadas.

Caso verifique convulsões, vómitos, hemorragias, diarreias, inchaços, ou qualquer mudança de comportamento assinalável, deve contactar o veterinário.  

Atualizado em 09/10/2014